grátis

qua, 08 out - 2025 • 20:00
qua, 08 out - 2025 • 21:30

Teatro Álvaro de Carvalho

grátis

A MULHER INVISÍVEL

Nos dias 7 e 8 de outubro, às 20h, o Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) recebe a temporada de estreia da comédia  “A Mulher Invisível”, novo espetáculo adulto da Cia Pé de Vento Teatro. Dirigida por Renato Turnes, a montagem inédita mergulha no universo da invisibilidade feminina. O solo, sem diálogos, é protagonizado pela atriz catarinense Vanderleia Will, com mais de 35 anos de carreira nas artes cênicas.

Com trilha sonora original, iluminação e projeções criadas pela multiartista Hedra Rockenbach, a obra estabelece uma comunicação direta e intensa com o público.

As cenas foram criadas a partir de improvisações, pesquisas, leituras e entrevistas, em busca de uma dramaturgia autoral que narra o percurso de uma mulher madura que desafia a condição de ser silenciada e invisibilizada.

As apresentações são gratuitas para o público, a proposta cultural é realizada com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2024.

Acessibilidade :

O Teatro oferece rampas de acesso na entrada e plataforma elevatoria para cadeirantes.

A plateia conta com assentos adaptados:

3 poltronas para pessoas com mobilidade reduzida (P.M.R.)

4 poltronas para pessoas obesas (P.O.)

5 espaços reservados para cadeirantes

Durante o espetáculo e também na roda de conversa após a apresentação, haverá tradução em LIBRAS, ampliando o acesso ao público surdo.

A peça pode apresentar sons e efeitos especiais que podem causar desconforto a pessoas com sensibilidade auditiva ou outros problemas relacionados ao som. Recomendamos cautela para quem possui essas condições, duvidas entrar em contato com a produção ( 48 99156 8920 ).

Sinopse:

No dia de uma importante entrevista de emprego, uma mulher madura percebe que está invisível. Cansada de cobranças  por juventude e das violências cotidianas que sofre, ela se nega a desaparecer e decide impor sua vontade de existir como quiser.

Ficha técnica:

Atuação: Vanderleia Will

Direção Artística: Renato Turnes

Dramaturgia: Renato Turnes e Vanderleia Will

Luz, som e projeção: Hedra Rockenbach

Figurino: Karin Serafin

Assistente de figurino: Netto Silva

Design gráfico: Daniel Olivetto

Fotografia: Toia Oliveira

Assessoria em Acessibilidade: Interpress

Assessoria de Imprensa: Juliano Zanotelli

Produção: Cia Pé de Vento Teatro

Sobre a artista:

Vanderleia Will é atriz, palhaça, diretora e produtora cultural, com mais de 35 anos de trajetória artística. Fundadora da Cia Pé de Vento Teatro (1998), idealizou e realizou projetos como a Escola de Palhaços do Circo da Dona Bilica (Prêmio Funarte), o Festival Internacional de Palhaços Ri Catarina e a criação do espaço cultural Circo da Dona Bilica, em Florianópolis/SC. Intérprete da personagem Dona Bilica, ícone da cultura popular catarinense, Vanderleia também é criadora e atua nos espetáculos, Dona Bilica Naquele Tempo ( 2014 – Direção Renato Turnes ) “Desajustada” (2021 – Direção Lily Curcio – Fundo Municipal de Cultura e Prêmio Edital Elisabete Anderle 2020) e “A Mulher Invisível” (2025 – Direção Renato Turnes – Prêmio Edital Elisabete Anderle 2024).

Em sua trajetória, já apresentou seus espetáculos em mostras e festivais no Brasil e no exterior, consolidando-se como referência na palhaçaria feminina. Sua pesquisa artística é voltada para a comicidade física e a palhaçaria feminina, com foco na valorização das mulheres palhaças e na reflexão sobre temas como etarismo, invisibilidade social e a violência contra a mulher.

Sobre o diretor:

 Renato Turnes é ator e diretor de teatro e cinema, roteirista e documentarista. Junto à La Vaca Companhia de Artes Cênicas, dirigiu espetáculos como Mi Muñequita, Kassandra e UZ, e atuou em Le Frigô e Ilusões, além de desenvolver parcerias com outros artistas e coletivos. É  o criador de Homens Pink, projeto de cinema e teatro documentário que escreveu, dirigiu e no qual atua. Dirigiu e roteirizou documentários premiados, incluindo a versão em filme de Homens Pink e O Amigo do Meu Tio, este último selecionado para a coletânea europeia Boys On Film: Dangerous to Know. É um dos roteiristas da HQ Cartilagem, publicada pela Darkside Books. Prepara-se para o lançamento de Livros Restantes, longa-metragem de Márcia Paraíso em que atua ao lado de Denise Fraga,  com estreia em 2025.

Teatro Álvaro de Carvalho

Curtiu? Compartilhe.

Pesquisa

Encontre de tudo no floripa.com

a cidade

Recomendações