MACACOS
CLAYTON NASCIMENTO CELEBRA ÓTIMA FASE PROFISSIONAL
Com o espetáculo “Macacos” realizando turnê internacional, o ator comemora mais um prêmio pela sua performance no monólogo, segue realizando novos trabalhos na TV e no streaming e se prepara para rodar longa-metragem.
Em julho de 2024, Clayton Nascimento subiu ao palco do Teatro Carlos Gomes (RJ), que estava sendo reinaugurado após ampla reforma estrutural, para repetir uma cena muito especial: receber o Prêmio APTR na categoria Melhor Ator por sua performance no espetáculo “Macacos”. No ano anterior ele já havia recebido a mesma láurea pelo Prêmio APCA, onde também fora indicado pela dramaturgia da montagem, e pelo Prêmio Shell, onde atualmente é o ator negro e mais jovem a conquistar o título em função do trabalho, que foi considerado um documento historiográfico e dramático pelo jornal O Globo em maio de 2023. No mesmo ano, o ator ganhou o Prêmio Deus Ateu de Teatro por sua interpretação no solo e ainda
acumulou as indicações de Melhor Dramaturgia, Espetáculo e Direção.
Voltando a 2024, foi o ano em que o ator foi convidado e está realizando uma turnê internacional, passando por países como Holanda, Alemanha, Estados Unidos e Chile – e tendo a França em vista para 2025. “A montagem começou entre 2015 e 2016, quando eu vi um jogador negro sendo xingado de ‘macaco’ e me questionei a origem desta ofensa. Como um estádio de futebol se sente com permissão para xingar assim um profissional em campo? E entendi que forças históricas permitiam que aquelas pessoas estivessem lá e se comportassem daquela maneira. Então resolvi escrever o espetáculo e ali mesmo tive a ideia do nome”, sintetiza Clayton que, a partir disso, resolveu estudar a fundo a saúde e a existência dos corpos negros no Brasil.
Após o sucesso do espetáculo, que alavancou Clayton a um dos atores em ação mais comentados Brasil afora, tenso sido considerado um “fenômeno” por Fernanda Montenegro, o ator foi convidado pra fazer a novela “Fuzuê” (TV Globo), onde interpretou Caíto. Em breve, estreará como roteirista e diretor na TV Globo no episódio “Falas Negras”, do projeto “FALAS”. E se prepara ainda para rodar o longa-metragem “Clarice vê estrelas”, filme de Letícia Pires com produção de Bruno Gagliasso onde Clayton terá papel de destaque. Ator, Dramaturgo, Diretor, Roteirista e Preparador de elenco, Clayton ainda é Professor de Graduação do Célia Helena Teatro e Tradição e da SP Escola de Teatro, escolas onde se formou. E, em breve, se tornará Mestre pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo com pesquisa focada em dramaturgia e corporalidade negra.
Na TV e no streaming, Clayton Nascimento esteve recentemente na série “Carcereiros” (TV Globo), “Dois Tempos” (Disney +), “A Caverna de Petra” (Globoplay) e “As Five” (TV Globo). E está no elenco do filme “Selvagem”, de Diego da Costa, obra pré-indicada ao Oscar 2022. O artista também está como Preparador de Elenco nas séries “Rota 66” (Globoplay) e “Histórias Impossíveis” (TV Globo) e no filme “A Erva de Gato”, com Grace Passô no elenco.
No teatro, integrou o elenco de “Buraquinhos”, peça vencedora do Prêmio APCA 2019 de Melhor Direção, e do Aplauso Brasil em Melhor Direção, e ainda indicada a Melhor Elenco em 2019 pelo mesmo prêmio. Dirigiu a peça “O crime da Cabra”, comédia popular escrita por Renata Pallottini sobre as injustiças e os abusos de poder no Brasil, e também a peça juvenil "Vocês vão ter que me engolir”, da Cia Mar de Teatro, sobre garotas periféricas que tem o desejo de jogar futebol. A montagem foi vencedora do Prêmio Coca-Cola / Prêmio São Paulo de Teatro Infanto-Juvenil em 2019 na categoria Artistas Revelação.
DURAÇÃO: 180 Minutos
CLASSIFICAÇÃO: 14 anos