FITA 2025 celebra 15 anos com programação gratuita em Floripa e cidades do interior

Entre os destaques internacionais do festival de teatro de animação está “Edith & Me”, da artista Yael Rasooly (foto).

O Festival Internacional de Teatro de Animação (FITA) chega à sua 15ª edição celebrando a arte que dá vida a bonecos, máscaras, sombras e objetos. De 1º a 8 de novembro, o festival acontece em Florianópolis, Canelinha, Imbituba e Nova Veneza, com uma programação gratuita que reúne companhias nacionais e internacionais.

Reconhecido como um dos mais importantes eventos de teatro de animação do Sul do Brasil, o FITA 2025 é apresentado pelo Ministério da Cultura e Petrobras, e ao longo de sua trajetória já encantou mais de 278 mil espectadores em 23 cidades catarinenses.

FITA 2025
“Iara – O Encanto das Águas”. Foto: Divulgaçao

Programação do FITA 2025

Neste ano, o público poderá conferir 13 espetáculos, sendo 11 brasileiros — dez deles inéditos em Florianópolis — e duas estreias internacionais, com grupos da França/Israel e da Espanha. Além das apresentações, a programação inclui oficinas, mesas de debate e bate-papos no Diálogos Petrobras, espaço de reflexão que abordará temas como acessibilidade, meio ambiente e tecnologia.

Entre os destaques internacionais estão “Edith & Me”, da artista Yael Rasooly (França/Israel), e “Variette White”, do espanhol Roberto White, ambos com apresentações inéditas no Brasil.

Veja os destaques:

Onde acontecem as apresentações do FITA 2025 em Florianópolis

Em Florianópolis, as atividades ocorrem em diversos espaços culturais, como o Teatro Ademir Rosa (CIC), Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), Teatro Carmen Fossari, e a Igrejinha da UFSC, que sediará o novo espaço do Diálogos Petrobras. O local foi recentemente revitalizado e volta a integrar o circuito cultural da cidade.

A idealizadora e coordenadora do festival, Sassá Moretti, destaca que a curadoria desta edição está pautada em três eixos: “a relação do teatro de animação com a acessibilidade, o meio ambiente e a tecnologia”.

Além das companhias convidadas, a mostra Pequenas Cenas traz ao palco produções acadêmicas de alunos da UFSC, UDESC e IFSC, reforçando o papel formativo e colaborativo do festival. Toda a programação do FITA é gratuita, com ingressos disponíveis pelo Sympla ou diretamente nos locais das apresentações.

Confira a programação completa em www.fitafloripa.com.br.

“Edith & Me”, da artista Yael Rasooly (França/Israel). Foto: Divulgação

Locais Citados

Igrejinha da UFSC
Teatro Carmen Fossari (UFSC)
Teatro Ademir Rosa
Teatro Álvaro de Carvalho

Curtiu? Compartilhe.

Veja também

Pesquisa

Encontre de tudo no floripa.com

a cidade

Recomendações