Exposição “Visões do Brasil” reúne mestres da arte nacional em Florianópolis

Fio condutor é a paisagem, explorada tanto sob a ótica dos viajantes oitocentistas quanto nas interpretações modernas e atuais de artistas históricos.

Florianópolis recebe, a partir de 23 de setembro, a exposição Visões do Brasil, que reúne obras de nomes consagrados da arte nacional, como Tarsila do Amaral, Candido Portinari, Alfredo Volpi e Victor Meirelles. A mostra, realizada pela Casa Hurbana em parceria com a Pinakotheke Cultural e com a equipe da A.Galeria, ficará aberta ao público até 7 de dezembro, no Mezanino da Casa Bocaiúva.

Com curadoria de Max Perlingeiro, direção artística de Marc Pottier e coordenação de arte de Sandra Makowiecky, a exposição apresenta um recorte da produção brasileira do século XIX à contemporaneidade. O fio condutor é a paisagem, explorada tanto sob a ótica dos viajantes oitocentistas quanto nas interpretações modernas e atuais de artistas que marcaram a história da arte no país.

Entre os destaques estão trabalhos de Antônio Parreiras, Di Cavalcanti, Alberto da Veiga Guignard, José Pancetti, Cícero Dias, Lasar Segall, Amadeo Luciano Lorenzato, Chico da Silva, Frans Krajcberg, Jaider Esbell, Georgina de Albuquerque, Anita Malfatti, Djanira da Motta e Silva, Ione Saldanha, Heitor dos Prazeres, Gilvan Samico, Bruno Giorgi, Franz Weissmann, Mestre Didi, Ivens Machado, Fernando Lindote, Antonio Bandeira e Vik Muniz.

De acordo com o curador Max Perlingeiro, a exposição foi organizada em núcleos temáticos que permitem ao visitante percorrer diferentes linguagens e estilos, evidenciando como a paisagem brasileira inspirou gerações de artistas. “A mostra revela a diversidade de sensibilidades que marcaram nossa história, aproximando o público do patrimônio artístico nacional e incentivando novos diálogos com o presente”, afirma.

exposição visões do brasil
Obra “Paisagem de Ouro Preto (MG)”, 1947, de Alberto da Veiga Guignard (1896-1962)

Serviço – Exposição “Visões do Brasil”

    • Local: Mezanino da Casa Bocaiúva – Florianópolis/SC
    • Abertura: 23 de setembro, às 18h
    • Período de visitação: 23/9 a 7/12/2025
    • Horário: terça a sábado, das 13h às 19h
    • As obras expostas estão disponíveis para venda.

Curtiu? Compartilhe.

Veja também

Pesquisa

Encontre de tudo no floripa.com

a cidade

Recomendações