A Fundação Cultural BADESC, instituição vinculada à Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (BADESC), comemora nesta sexta-feira (28) seus 19 anos de atuação na promoção e difusão da arte e da cultura no estado. Localizada na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, no Centro de Florianópolis, a Fundação se consolidou como um dos principais espaços dedicados à Arte Contemporânea em Santa Catarina.
Instalada em um edifício histórico que já foi residência de Nereu Ramos, único catarinense a ocupar a presidência da República, a Fundação BADESC abriga exposições, lançamentos de livros, apresentações musicais e outros eventos culturais. Desde sua criação, em 28 de março de 2006, o espaço já recebeu 195 exposições de arte, contando com a participação de aproximadamente 742 artistas nacionais e internacionais, além de residentes em Florianópolis.
De acordo com o coordenador de Artes da Fundação, Denilson Antonio, a instituição tem sido um importante polo de registro e divulgação da produção artística local, nacional e internacional. “Ao longo dessas quase duas décadas, a Fundação recebeu um retrato significativo da produção de artistas catarinenses e de outras regiões, com registros que podem ser acessados no Acervo Virtual do site e nos catálogos produzidos a cada dois anos”, explica.
Espaço de oportunidades e inclusão
A atual diretora-geral da Fundação Cultural BADESC, Camila Steckert, destaca o papel social e cultural da instituição como um ponto de encontro para artistas, intelectuais, estudantes e a comunidade em geral. Segundo ela, o espaço tem sido fundamental para o fortalecimento da cultura local, oferecendo oportunidades para novos talentos realizarem suas primeiras exposições individuais.
“Além de promover a arte e a cultura, desenvolvemos projetos sociais educativos que impactam diretamente a comunidade. Por meio de ações de arte-educação, oferecemos atividades gratuitas para escolas públicas e privadas, universidades, ONGs e o público em geral”, ressalta Camila.
Entre as iniciativas de maior destaque, está o projeto realizado em parceria com a Casa da Criança do Morro da Penitenciária, que promoveu um curso de coral. A ação culminou em apresentações de músicas natalinas no Jardim da Fundação e na Casa da Criança, reforçando o compromisso da instituição com a inclusão social.
Visitação e programação gratuita
Ao longo de seus 19 anos de história, a Fundação Cultural BADESC já recebeu 116.884 visitantes. Somente em 2024, o espaço foi visitado por 7.316 pessoas. Para o ano de 2025, a Fundação já tem programada a abertura de pelo menos 10 novas exposições, além de uma série de atividades culturais, como cursos práticos e teóricos de artes, mostras musicais e eventos dedicados ao cinema catarinense. A entrada é gratuita e ocorre de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h e a programação pode ser acompanhada no site da fundação.