Santa Catarina registrou um crescimento expressivo no turismo internacional em 2025. Entre janeiro e setembro, o estado recebeu 592.660 turistas estrangeiros, um aumento de 65,2% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram contabilizadas 358.694 entradas. Os dados são da Embratur, do Ministério do Turismo e da Polícia Federal.
O desempenho foi tão significativo que, em agosto, o número de visitantes internacionais já havia superado todo o total de 2024, evidenciando o fortalecimento do estado como um dos principais destinos turísticos do país.
Em setembro, a tendência de alta se manteve. Foram 26.950 desembarques internacionais, crescimento de 43,2% em comparação com o mesmo mês do ano anterior (18.824).
A Argentina segue como o principal mercado emissor de turistas para Santa Catarina, com 391.975 visitantes, aumento de 67%. Na sequência, aparecem Chile (151.599, +51,7%), Uruguai (8,7 mil), Paraguai (7,4 mil) e Estados Unidos (5,1 mil).
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o desempenho catarinense reflete o sucesso do turismo brasileiro no cenário internacional. “Fechar os primeiros nove meses de 2025 com quase 600 mil turistas internacionais demonstra o quão atrativo o estado se tornou. Santa Catarina sabe como apresentar ao mundo sua diversidade, do litoral deslumbrante às cidades históricas, com um acolhimento tipicamente brasileiro”, afirmou.
Recorde nacional no turismo internacional
O avanço em Santa Catarina acompanha o desempenho do Brasil como um todo, que atingiu pela primeira vez a marca de mais de 7 milhões de turistas estrangeiros em um mesmo ano. Somente em setembro, o país registrou 570.934 chegadas internacionais, o maior número da série histórica para o mês.
No acumulado de 2025, o Brasil já contabiliza 7.099.237 visitantes, alta de 45% em relação ao mesmo período de 2024. O resultado também representa a superação do recorde anual anterior, registrado no ano passado, quando 6,77 milhões de estrangeiros visitaram o país.
Marcelo Freixo destacou que o resultado é fruto de uma política de valorização do turismo nacional. “Esse recorde histórico é resultado do trabalho do Governo Federal para reconstruir a imagem do Brasil no mundo, como um destino de diversidade e sustentabilidade. O turismo está gerando emprego, renda e oportunidades em todas as regiões, movimentando a economia e transformando vidas”, disse.
Conteúdo para estrangeiros
Os visitantes estrangeiros podem conferir o conteúdo do Floripa.com e descobrir o que fazer e todas as atrações turísticas da cidade em seu idioma de origem, seja inglês, espanhol, alemão, francês, italiano ou russo. Basta selecionar a opção no menus do alto da tela (no ícone “globo”).
A funcionalidade atende não só uma necessidade dos turistas, mas também das comunidades imigrantes que residem em Floripa e assim podem compartilhar o conteúdo com seus amigos e parentes de seus países de origem. Novos idiomas serão adicionados em breve.
