Documentário mostra impacto da ostra na economia, turismo e inclusão de Floripa

Ostras de Florianópolis retrata a relação dos moradores do Ribeirão da Ilha com o mar, um modo de vida passado de geração em geração.

Estreou na programação da TV Câmara no dia 27 de novembro o documentário Ostras de Florianópolis, uma produção conjunta da TV Câmara e do Sebrae que revela o papel essencial da maricultura na capital catarinense. A obra já está disponível também no YouTube.

Florianópolis é responsável por 98% da produção nacional de ostras e mariscos, consolidando-se como protagonista deste setor no Brasil. O documentário destaca como essa atividade, introduzida no município na década de 1980 com apoio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), impulsiona a economia local, fortalece o turismo e promove inclusão social e desenvolvimento comunitário para as famílias que vivem à beira-mar.

Por meio da história de uma família de maricultores, de uma professora universitária aposentada e de um restaurateur, Ostras de Florianópolis retrata a relação profunda dos moradores do Ribeirão da Ilha com o mar, um modo de vida passado de geração em geração. Além disso, mostra o processo completo de cultivo de ostras, da produção de sementes em laboratório à colheita e comercialização, ressaltando ainda os benefícios ambientais dessa prática sustentável.

Ostras de Florianópolis é um convite a conhecer um ecossistema onde tradição, ciência e natureza se equilibram com harmonia e geram frutos para toda a comunidade.

Assista ao documentário.

Leia também:

Ribeirão da Ilha: herança açoriana e sabores do mar de Florianópolis

Rota das Ostras: turismo de experiência e integração econômica no Ribeirão da Ilha

Um passeio gastronômico por Santo Antônio de Lisboa: ostras, arquitetura e poesia

Curtiu? Compartilhe.

Veja também

Pesquisa

Encontre de tudo no floripa.com

a cidade

Recomendações