No próximo domingo, 11 de maio, Florianópolis sediará uma das mais tradicionais manifestações religiosas do calendário católico: a procissão em honra a Nossa Senhora de Fátima. A concentração dos fiéis terá início às 15h30, na praça em frente ao Parque da Luz, na cabeceira insular da Ponte Hercílio Luz. Às 16h, o cortejo partirá em direção ao Santuário Nossa Senhora de Fátima, localizado no bairro Estreito.
A organização espera superar o público da edição anterior, que reuniu cerca de 15 mil participantes. O evento, promovido pelo Santuário Nossa Senhora de Fátima, contará com a presença do arcebispo Dom Wilson Tadeu Jönck e marcará o encerramento do IV Cerco de Jericó da paróquia — uma semana de orações ininterruptas com o tema “Eucaristia: o pulsar do coração da Igreja”, iniciada em 3 de maio e com término previsto para a noite de sábado.
“Realizamos esta procissão para celebrar a solenidade de Nossa Senhora de Fátima, comemorada em 13 de maio, e também como um momento de renovação da fé de nosso povo. É uma tradição que une gerações e já se consolidou como patrimônio cultural e imaterial da cidade”, afirma o padre Mário José Raimondi, pároco e reitor do Santuário. Durante o trajeto, a imagem de Nossa Senhora será conduzida em um caminhão do Corpo de Bombeiros.
A tradição da procissão remonta a 1926, ano de inauguração da Ponte Hercílio Luz. Após esse período inicial, o evento só foi retomado em 2022, coincidindo com a primeira edição do Cerco de Jericó promovido pelo Santuário.
Serviço
O quê: Procissão de Nossa Senhora de Fátima na Ponte Hercílio Luz
Quando: Domingo, 11 de maio de 2025, às 16h
Onde: Saída da cabeceira insular da Ponte Hercílio Luz, em frente ao Parque da Luz
Crédito de foto: Luiz Días / Divulgação PMF