Festa oficial de abertura do Carnaval de Florianópolis, o Berbigão do Boca acontece tradicionalmente na sexta-feira que antecede o início da folia, marcando também o começo do reinado de Momo. Em 2026, quando completa 34 anos, a confraternização acontece no dia 6 de fevereiro.
Criado como uma grande celebração popular, o Berbigão do Boca foi reconhecido oficialmente como a abertura do Carnaval de Florianópolis por meio do Decreto Municipal nº 2.150. Mais do que um bloco carnavalesco, o Berbigão se consolidou como um espaço de confraternização, valorização cultural e estímulo ao Carnaval florianopolitano, aberto a toda a população. A celebração reúne foliões de diferentes gerações em torno do Carnaval como expressão espontânea de alegria, beleza e preservação das tradições mais autênticas da cidade.
Reconhecido como um dos eventos mais simbólicos do calendário carnavalesco da capital catarinense, o Berbigão do Boca tem como principal característica o desfile de bonecos gigantes, que homenageiam personalidades marcantes da cultura local e do Carnaval já falecidas. As esculturas são criadas anualmente pelo artista, folclorista e pandorgueiro e confeccionista de boi de mamão Alan Cardoso, responsável por dar vida a novos personagens a cada edição.

Entre os homenageados ao longo dos anos estão o cantor e compositor Luiz Henrique Rosa (o primeiro a virar boneco, em 1997), o bruxo Franklin Cascaes, o poeta Zininho, a cantora Neide Maria Rosa, o jornalista Aldírio Simões, a sambista Nega Tide, o carnavalesco Avez-Vous e o eterno Rei Momo Ernani Hulk, entre outros nomes que ajudaram a construir a identidade cultural da cidade.
As atrações do Berbigão do Boca
A programação tem início por volta do meio-dia, no Largo da Alfândega, ao lado do Mercado Público, com apresentações musicais voltadas ao samba e pagode e a realização do Festival Gastronômico do Berbigão do Boca. O concurso culinário tem como base o berbigão, molusco que já foi abundante na cidade e importante fonte de renda, além de outros frutos do mar, valorizando a gastronomia tradicional manezinha.
O festival é realizado em parceria com a Faculdade Senac de Gastronomia e se consolidou como um dos momentos mais aguardados do evento. A cada ano, os participantes elevam o nível técnico e criativo dos pratos apresentados, reforçando a importância da culinária local como patrimônio cultural.
No final da tarde, o evento atinge seu ponto alto com o tradicional cortejo pelas principais ruas do Centro. Ao som de um trio elétrico que conduz um hino-enredo de fácil assimilação pelo público, os bonecos gigantes tomam as ruas do centro da cidade, misturando-se à multidão que acompanha o arrastão e transforma o espaço urbano em um grande palco de celebração popular. Em 2025, o Berbigão do Boca atraiu em torno de 150 mil foliões.

Serviço Berbigão do Boca 2026
Data: 6 de fevereiro, a partir das 12h
Local: Largo da Alfândega.
Camisetas oficiais à venda no Box 19, Ala Sul do Mercado Público por R$ 50,00, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h; aos sábados, das 9h às 14h.

Leia também:
Bonecos do Berbigão do Boca: tradição e memória no Carnaval de Florianópolis
Leia também:
Carnaval de rua em Florianópolis 2026 terá blocos, trios, arenas e atrações nacionais
Programe-se:
Fique por dentro dos eventos do Carnaval Floripa 2026: bailes, festas, blocos e desfiles
Saiba mais: