As escolas de samba de Florianópolis esquentam os tamborins e na programação que antecede aos desfiles dos dias 13 e 14 de fevereiro de 2026, as agremiações farão mini-desfiles na Beira-Mar Continente no mês de dezembro, nos dias 11, 12, 13, 19 e 20. Programe-se e entre no ritmo do Carnaval Floripa 2026.
No dia 20, quem desfila na Beira-Mar Continental são as escolas Embaixada Copa Lord (19h) e Consulado (21h).
Confira os temas dos enredos das escolas de samba de Floripa para o Carnaval 2026
Copa Lord
Fundada em 1955 no Morro da Caixa, é a segunda mais antiga da capital, com 20 títulos. Ao longo da história, a Copa Lord apresentou enredos que marcaram época, como a homenagem ao padre Vilson Groh, líder comunitário e religioso. Em 2023, voltou à Nego Quirido com “O Orocongo do Gentil”, celebrando a história e os grandes nomes do samba. Em 2024, trouxe “Praça XV, Paulo Fontes e Nego Quirido – Um Manifesto Pelas Escolas de Samba”, reafirmando seu papel como defensora da tradição carnavalesca.
No Carnaval 2025, a Copa Lord homenageou o artista plástico Hiedy de Assis Corrêa, o Hassis. O enredo explorou suas obras e contribuições para as artes visuais, evidenciando sua influência na cultura local e sua visão crítica da sociedade. A narrativa passeou por suas telas coloridas, traços marcantes e temas sociais, transformando a avenida em uma galeria a céu aberto. Figurinos e alegorias traduziram o estilo único do artista, consolidando mais um capítulo memorável na história da “mais querida”.
Em 2026, a escola trará o tema “As doces aventuras de Rocambole”.

Consulado
Fundada em 1976 por funcionários da Eletrosul, no Pantanal, a Consulado começou como bloco de samba. Em 1983, o Consulado foi pioneiro ao desfilar com carros alegóricos, marcando um salto de qualidade na apresentação dos blocos carnavalescos da cidade. O sucesso crescente levou à sua transformação em escola de samba em maio de 1986. Em 1989, a sede foi transferida do bairro Pantanal para o Saco dos Limões, onde permanece até hoje.
Ao longo de sua trajetória, conquistou nove títulos — oito no Grupo Especial e um no Grupo de Acesso —, consolidando-se como uma das agremiações mais respeitadas de Santa Catarina. A escola é conhecida por enredos criativos e visualmente impactantes, com desfiles que aliam beleza plástica, narrativa envolvente e forte participação comunitária.
No Carnaval 2025, a Consulado prestou homenagem ao naturalista alemão Fritz Müller, que viveu em Blumenau e na antiga Desterro (atual Florianópolis). O enredo destacou suas contribuições para a botânica e zoologia, sua amizade e troca de ideias com Charles Darwin e sua influência na teoria da evolução. Alegorias e fantasias recriaram paisagens, espécies e descobertas científicas, transformando a avenida em uma viagem pela história natural e reafirmando a capacidade da Consulado de unir ciência, cultura e espetáculo.
Em 2026, a escola trará o tema “OPTCHÁ! No caminho para o Eldorado, nosso destino é pandeirar!”.

Agenda dos mini-desfiles na Beira-Mar Continental
- 11/12 – Unidos da Coloninha (20h) | Nação Guarani (22h)
- 12/12 – Dascuia (20h) | Os Protegidos da Princesa (22h)
- 13/12 – Jardim das Palmeiras (20h) | Império Vermelho e Branco (22h)
- 19/12 – Acadêmicos do Sul da Ilha (20h) | União da Ilha da Magia (22h)
- 20/12 – Embaixada Copa Lord (19h) | Consulado (21h)
Saiba mais:
Acompanhe tudo sobre o Carnaval Floripa 2026: agenda, programação, desfile e blocos.







