grátis

sex, 28 nov - 2025 • 19:30
sáb, 29 nov - 2025 • 22:00

Teatro Álvaro de Carvalho

grátis

O Espectador Condenado à Morte

O Espectador Condenado à Morte é uma produção de Quinta Não Dá Cia Teatral, contemplada pela PNAB municipal de Florianópolis, via Edital “Seu Lidinho”, com recursos do Governo Federal e administração da Fundação Franklin Cascaes de Florianópolis.

Serviço:

QUANDO: 28 e 29 de novembro

ONDE: Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) – Florianópolis

QUE HORAS : 19h30

QUANTO: Ingressos gratuitos sem poltrona marcada, retirados pelo Sympla

SINOPSE:

“Senhoras e Senhores, há um criminoso entre nós!”, anuncia o Procurador. Nesta comédia impetuosa e de humor ácido, a acusação toma conta do palco e aponta, ao acaso, um culpado ao acaso. Acusado de quê? De calar-se. Mas aos poucos, cada vez mais solitários diante de si, o tribunal e as testemunhas vão da acusação à autocrítica: todo mundo é culpado quando a justiça é uma farsa.

“O Espectador Condenado à Morte” é um trabalho que surge em 2022, em um grupo de pesquisa dentro da Universidade Federal de Santa Catarina, orientado pelas professoras Marília Carbonari e Priscila Genara. Em 2023, o trabalho tem sua estreia na UFSC e é apresentado diversas vezes em âmbito universitário, em eventos como o EXPERIMENTA e a SEPEX. Já em 2023, o trabalho é premiado com o Edital Paulo Gustavo SC D+, se desvincula da universidade e realiza sua primeira temporada independente, composta por mais quatro apresentações na cidade de Florianópolis, totalizando 10 apresentações do trabalho. A partir de então, o grupo passa a se intitular “Quinta Não Dá Companhia de Teatro”, buscando desenvolver trabalhos no âmbito do teatro de grupo na cidade.

A peça é construída a partir do texto de mesmo nome de Matéi Visniec, dramaturgo romeno, erradicado na França. A dramaturgia faz parte de um dos primeiros combates de Visniec, que denuncia as paródias da justiça que, infelizmente, não são exclusividade de sociedade alguma. Além de falar sobre justiça, o trabalho mergulha em angústias existenciais profundas inerentes à vida humana, próprias da estética do Teatro do Absurdo, e nos lança uma pergunta fundamental: até onde sustentamos a passividade e a não ação perante a barbárie dos nossos tempos?

FICHA TÉCNICA:

TEXTO – Matéi Visniec, Tradução de Fábio de Melo (Direitos autorais administrados por ABRAMUS)

DIREÇÃO: Leonardo Cesar

ELENCO: Amanda Vizentainer, Carla D’ambroz, Cristian Menna, Esther Pickrodt, Hael Kai, João Massadar, João Leffa e Vinicius Pasinato

CONCEPÇÃO E OPERAÇÃO DE LUZ: Hael Kai

OPERAÇÃO DE SOM: Leonardo Cesar

DESIGN: Eric Tomas

ASSISTÊNCIA DE PRODUÇÃO: Naiara Beneti

FOTOGRAFIA E VÍDEO: Nathallia Daiana e Rafaele Thauane

PATROCÍNIO: Fundação Franklin Cascaes e Prefeitura de Florianópolis

APOIO: SESC Santa Catarina e Seareira Escola de Artes

REALIZAÇÃO: Quinta Não Dá Companhia de Teatro, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Teatro Álvaro de Carvalho

Curtiu? Compartilhe.

Veja também

Pesquisa

Encontre de tudo no floripa.com

a cidade

Recomendações