A Casa da Memória (Rua Padre Miguelinho, 58 – Florianópolis) recebe no dia 7 de agosto às 13h30 a palestra de encerramento da programação 2025 do Festival Confrailha Blues. A temática é a elaboração de projetos e captação de recursos via leis de incentivo e editais com foco para música, com o palestrante Michel França, produtor da MAF Economia Criativa. A atividade é gratuita e conta com intérprete em libras.
Segue o programa do workshop:
Elaboração de projetos culturais e novos eixos
Objetivos específicos:
• Introduzir ferramentas de estruturação de projetos.
• Compreender os novos eixos temáticos e demandas da política cultural.
Conteúdos:
• Estrutura básica de projetos: problema, objetivo, justificativa, atividades.
• O que são os novos eixos culturais? (ex: acessibilidade, sustentabilidade, diversidade).
Fontes de financiamento e escrita criativa de projetos
Objetivos específicos:
• Explorar oportunidades de financiamento público e privado.
• Trabalhar a escrita como ferramenta estratégica e criativa para projetos.
Conteúdos:
• Editais públicos: Lei PNAB, Lei Rouanet, leis municipais e estaduais.
• Patrocínio, crowdfunding e parcerias.
• Dicas de escrita envolvente, clara e potente.
Atividades:
• Analise de oportunidades de fomento cultural e tira dúvidas.
Sobre o palestrante:
Michel França – Formado em Ciências Sociais, pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, com especialização em elaboração de projetos culturais pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, atua como empreendedor criativo, desenvolvendo projetos culturais, artísticos e de inovação, da pré-produção à pós-produção. Especializado na elaboração, produção executiva e gestão cultural de projetos, alem de captação de recursos via editais públicos, privados e leis de incentivo à cultura. Destacando-se principalmente no desenvolvimento de projetos vinculados à música, artes visuais, literatura, patrimônio cultural e inovação.
O projeto Festival Confrailha Blues é patrocinado pela Prefeitura de Florianópolis, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura nº 3659/91, com apoio cultural do IL Campanario Villaggio Resort e Habitasul Empreendimentos Imobiliários, apoio do Jurerê Open. O projeto também conta com o incentivo estadual do Programa de Incentivo à Cultura, o PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura e incentivadoras Hiper Select, Cassol Centerlar, DVA BYD, Unilar, Primor Orgânicos e Macnica DHW.