Roteiro para um sábado no centro histórico de Florianópolis

O Centro de Floripa é um convite a uma viagem no tempo, repleto de arquitetura colonial, museus, praças e, claro, gastronomia que valoriza os sabores locais. E mais do que isso: são muitos os pontos de encontro para reunir os amigos para um bom papo. Se você quer aproveitar um sábado explorando as principais atrações do Centro Histórico, confira este roteiro!

Manhã: explorando a história

  1. Café da manhã 
    • Comece o dia com um café da manhã no Mercado Público. A dica é a famosa Paradinha do Fernando, na ala Sul da construção. Experimente um café com um pão com almôndega. 
  2. Praça XV de Novembro e Figueira Centenária
    • Um dos pontos mais icônicos da cidade, a praça abriga a famosa figueira centenária e é cercada por construções históricas, além do famoso piso petit pavé criado por Hassis, um dos artistas plásticos mais importantes do estado, que representam as rendas de bilro.
  3. Catedral Metropolitana
    • Localizada ao lado da Praça XV, a Catedral Nossa Senhora do Desterro tem uma arquitetura belíssima e detalhes históricos impressionantes. Vale a foto e uma visita para conferir também as imagens sacras como a “Fuga para o Egito”.
  4. Palácio Cruz e Sousa e Museu Histórico de Santa Catarina
    • Sede do Museu Histórico, o Palácio Cruz e Sousa é um dos edifícios mais bonitos da cidade e guarda o acervo de um dos mais importantes poetas catarinenses. Antes de virar museu, foi a sede oficial do governo de Santa Catarina, sendo inclusive cenário da Novembrada, manifestação popular contra a ditadura, em novembro de 1979. O episódio foi retratado no curta “Novembrada”.

Tarde: cultura e gastronomia

  1. Almoço no Mercado Público ou cardápio diferenciado
    • O Mercado Público é o coração gastronômico do Centro, com opções que vão desde frutos do mar frescos até pratos típicos como a “sequência de camarão”. Mas se quiser opções diferentes, uma boa dica são os pratos áreas da Kibelândia, o melhor kibe da cidade na Victor Meirelles, acompanhado por um chope gelado, ou do Falah, um buffet área completo que se tornou uma referência na região da Tenente Silveira.
  2. Visita ao Largo da Alfândega
    • O prédio histórico no Largo da Alfândega hoje abriga uma feira de artesanato onde é possível encontrar rendas de bilro e outras peças artesanais típicas de Florianópolis. Mas a região também com um bar, café e restaurante que aos sábados costuma ficar movimentado por causa da roda de samba que já se tornou tradicional, reunindo a nata da música de Floripa. 
  3. Museu Victor Meirelles
  4. Feiras de artesanato e antiguidades
    • Sábado também é movimentado no Centro Histórico quando são realizadas feiras como Viva Cidade e Feira de Cascaes. São oportunidades para conferir o artesanato local, além exposições e vendas de antiguidades das mais variadas, de carros até LPs de vinil.

Noite: finalizando com charme

  1. Happy hour nas ruas Victor Meirelles e Tiradentes
    • Para encerrar o sábado, um barzinho nas ruas Victor Meirelles ou Tirantes é uma excelente pedida. Essa região tem opções que vão de cervejarias artesanais como os do Vodu Bar e bares tradicionais ou points mais alternativos como Bugio, Bar da Augusta, Galeria Lama e Ponto.

Curtiu? Compartilhe.

Posts relacionados

Pesquisa

Encontre de tudo no floripa.com