Florianópolis será palco de uma celebração musical e visual neste sábado (29), às 19h, com a apresentação da Orquestra Brasileira no Largo da Alfândega, no Centro. Sob a regência do maestro Luiz Gustavo Zago, o concerto “Origens – A Trilha da Nossa Música” promete uma imersão nas raízes da música brasileira, explorando ritmos e influências que marcaram a identidade sonora do país.
O espetáculo trará ao público um repertório rico e diversificado, com obras que vão de Chiquinha Gonzaga e Carlos Gomes a Tom Jobim e Hermeto Pascoal. A fusão entre música erudita e popular será evidenciada nos arranjos que conectam o clássico ao popular, recriando o caminho da música brasileira ao longo dos séculos. Para o maestro Luiz Gustavo Zago, a essência da música nacional está na melodia. “Ela tem uma certa nostalgia, uma certa melancolia, que é muito leve e gostosa — muito diferente da música pop”, explica.
Além da qualidade musical, o evento ganha um reforço visual de peso. O prédio da Casa da Alfândega, será transformado em uma tela viva por meio de projeções assinadas pela artista visual Simone Grando. O video mapping combinará formas fluidas, cores vibrantes e padrões dinâmicos, inspirados no samba, no modernismo e na diversidade cultural brasileira.
Clássico e popular lado a lado
Criada em 2020 pelo maestro Luiz Gustavo Zago, a Orquestra Brasileira reúne músicos virtuosos da cena instrumental de Santa Catarina. A proposta do grupo é integrar instrumentos típicos da música popular brasileira, como violão, cavaquinho e acordeon, com a força da música clássica. Em edições anteriores, como a apresentada no Teatro Ademir Rosa (foto), o concerto já provou seu potencial de inovação e emoção ao público.
Para abrilhantar ainda mais a noite, as cantoras Jandira Souza e Camélia Martins são convidadas especiais. Elas abrirão o espetáculo e retornarão ao palco no final, para interpretar canções populares que convidam o público a cantar junto.
Serviço
- O que: Concerto “Origens – A Trilha da Nossa Música”
- Quando: Sábado, 29 de março, às 19h
- Onde: Largo da Alfândega, Centro, Florianópolis
- Quanto: Gratuito
- Acessibilidade: Tradução simultânea em LIBRAS e audiodescrição ao vivo
- Classificação: Livre
Veja vídeos da Orquestra Brasileira no YouTube.