O TUM Festival chega à sua oitava edição em Florianópolis consolidado como um dos principais encontros de música e economia criativa do país. Entre os dias 8 e 23 de novembro, o evento promove uma programação gratuita que ocupa quatro palcos em Florianópolis: o Boulevard 14/32 do Floripa Airport, o Bar Bugio, a Galeria Lama e a Casa TUM – A Casa da Música, novo espaço cultural permanente da capital catarinense.
O show de abertura será com João Bosco, no sábado, 8 de novembro, às 21h, no Boulevard 14/32. Embaixador do festival, o cantor e compositor, autor de “Papel Marchê”, “Bala com Bala”, “O Bêbado e o Equilibrista”, entre outros sucessos, retorna à cidade com um espetáculo que revisita sua trajetória de mais de cinco décadas dedicadas à música brasileira.
De 14 a 16 de novembro, a Conferência TUM reunirá artistas, produtores, empreendedores e representantes da indústria musical para palestras, workshops, painéis e encontros de selos. A iniciativa busca fortalecer conexões e impulsionar negócios no setor cultural. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.tumfestival.com.br.
O encerramento ficará a cargo da Orquestra Petrobras Sinfônica, que se apresenta pela primeira vez em Florianópolis nos dias 22 e 23 de novembro, também no Boulevard 14/32. No sábado, o concerto “Multiplayer” apresenta trilhas sonoras de games; no domingo, o espetáculo “Na Trilha do Rock” celebra os grandes clássicos do gênero.
A Casa TUM: novo endereço da música e da inovação
Antes do início do festival, o público ganha um novo espaço dedicado à cultura e à criatividade. A Casa TUM – A Casa da Música será inaugurada no dia 6 de novembro, em uma noite para convidados, e abrirá oficialmente ao público no dia 7, com show de Kiko Freitas, Ricardo Silveira e Guto Wirtti, músicos da banda de João Bosco.
Localizada em um prédio histórico de 1971, na Rua Nunes Machado, 94, esquina com a Rua Tiradentes, no Centro de Florianópolis, a Casa TUM foi idealizada pela produtora Ivanna Tolotti. O espaço funcionará como um hub de música, inovação e empreendedorismo criativo, com shows, lançamentos, residências artísticas, workshops e mentorias.
Desde sua criação, o TUM Festival tem o propósito de impulsionar o ecossistema musical e criativo de Santa Catarina, conectando artistas, empreendedores e agentes culturais. O evento movimenta a economia local, gera empregos e reforça o papel da cultura como pilar de desenvolvimento e identidade. “O festival existe para contribuir e profissionalizar o que já vibra. Para transformar o som e o talento em negócio”, afirma Ivanna. “Se o Festival é a celebração, a Casa TUM é a prática diária de aprimoramento, inspiração e profissionalização cultural”, diz .
Com capacidade para 150 pessoas, a Casa foi projetado para proporcionar uma experiência sensorial inspirada nos bastidores de um show, com iluminação cênica, projeções mapeadas e mesas feitas de cases de instrumentos. O projeto conta com parceria da Heineken, e o menu é assinado pelo chef Leonardo Goulart, com pratos de boteco e opções veganas e vegetarianas.
Serviço
TUM Festival 2025
8 a 23 de novembro – Florianópolis (SC)
Entrada gratuita
Programação completa: www.tumfestival.com.br
Instagram: @tumfestival
Casa TUM – A Casa da Música
Inauguração: 6/11 (quinta, convidados)
Abertura ao público: 7/11 (sexta)
Rua Nunes Machado, 94 – Centro, Florianópolis
Instagram: @casatum
