O Largo da Antonieta, no Centro-Leste de Florianópolis, entre as ruas Vítor Meirelles e Nunes Machado, receberá nos dias 3, 4 e 5 de outubro a 3ª edição da Virada Cultural Antonieta de Barros. O evento gratuito reúne mais de 17 atrações voltadas à valorização da cultura negra na capital catarinense.
A programação inclui shows artísticos, oficinas, espaço infantil e a Feira de Antonietas, que reúne mulheres negras, trans, migrantes, indígenas e pessoas LGBTQIAPN+. A feira se caracteriza como um espaço de afirmação política e cultural, além da função comercial. Todo o evento contará com tradução simultânea em Libras para garantir acessibilidade.
A iniciativa homenageia Antonieta de Barros, educadora, jornalista e primeira deputada negra do Brasil. “A feira carrega a multiplicidade das expressões sociais e propõe um movimento de trocas e energias que impulsiona essas Antonietas do tempo presente, que transformam arte em resistência”, afirma Chaianne Gutterres, uma das idealizadoras do projeto e militante social.
Cirene Cândido, também idealizadora e Agente Territorial de Cultura, destaca o caráter inclusivo e afirmativo do evento. Segundo ela, dar o nome de Antonieta de Barros a uma virada cultural é um ato político de reconhecimento e valorização da memória histórica de uma figura que representa a luta por igualdade racial, educação e direitos das mulheres.
O local do evento tem significado histórico: Antonieta de Barros viveu e ensinou na região, onde fica o prédio do antigo Grupo Escolar Antonieta de Barros. O espaço se tornará sede do Centro de Cultura e Memória Negra Catarinense, consolidando seu papel como marco da resistência da população negra.
Programação completa da Virada Cultural Antonieta de Barros
SEXTA-FEIRA, 3 DE OUTUBRO
18h – Cortejo do Africatarina – Instituto Arco Íris ao Largo da Antonieta
20h – Baile dos Gêmeos na Rua
22h – Elô Gonzaga canta Elza Soares (gratuito) – Salão da Bugio
23h30 – After dos Gêmeos do Baile (até 4h no Salão da Bugio)
SÁBADO, 4 DE OUTUBRO
Das 14h às 22h no Largo da Antonieta:
- Choro Mulheril
- Baque Mulher
- Samba no Pé com Lays Matias
- Bloco Cores de Aidê
- Dandara Manoela
- DJ Delfino
Das 22h às 4h no Salão da Bugio:
- Baile Charme com DJ Monkey, Ed Soul e DJ Glazer (ingressos antecipados)
DOMINGO, 5 DE OUTUBRO
Das 14h às 22h no Largo da Antonieta:
- Arrasta Ilha
- Samba da Antonieta
- Saia do Mar
- Pretas Power
A partir das 22h no Salão da Bugio:
- Ju Queiróz canta Clara Nunes e outros sambas – Entrada colaborativa
A Virada Cultural Antonieta de Barros conta com apoio da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), do Museu da Escola Catarinense e do Governo do Estado de Santa Catarina. Mais informações no Instagram @viradaantonioetadebarros.
Leia também:
Murais de Antonieta e Cascaes voltam a colorir o Centro de Florianópolis
