O Aeroporto Internacional de Florianópolis – Hercílio Luz foi reconhecido, mais uma vez, como o melhor do país. A capital catarinense conquistou o topo do ranking da 10ª edição do prêmio “Aviação + Brasil”, promovido pelo Ministério de Portos e Aeroportos, por meio da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC). Esta é a quinta vez consecutiva que o terminal administrado pela Zurich Airport Brasil recebe a premiação.
Com nota 4,72 em uma escala de 1 a 5, Florianópolis liderou a Pesquisa de Satisfação Geral dos Passageiros entre os 20 maiores aeroportos do Brasil em 2024. Foi o único terminal a ultrapassar a média de 4,70. Em segundo lugar ficou o Aeroporto de Vitória, também sob gestão da Zurich Airport Brasil, com nota 4,63.
A cerimônia de premiação ocorreu na noite de terça-feira (27), em Brasília, reunindo autoridades do setor aéreo. Cerca de 99 mil usuários foram ouvidos durante o ano. O prêmio reconhece aeroportos que mais se destacaram na qualidade dos serviços prestados aos passageiros.
Destaques na conquista do Floripa Airport
Entre os principais destaques de Florianópolis estão a sinalização, acessibilidade, conforto térmico e acústico, qualidade da internet, limpeza e manutenção do terminal. O design e a organização do ambiente foram apontados como diferenciais na experiência dos usuários. O aeroporto também recebeu o troféu de melhor terminal na categoria de até 5 milhões de passageiros.
“O reconhecimento, pelo quinto ano seguido, comprova a consistência do trabalho que desenvolvemos e reafirma nossa capacidade de entregar ao passageiro a melhor experiência”, afirmou Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil.
Além da premiação principal, a cerimônia também celebrou ações de inovação, acessibilidade e resiliência no setor aéreo. O evento marcou ainda um momento positivo para a aviação brasileira, que em 2024 registrou 118 milhões de passageiros transportados – o maior número desde 2002 – e uma taxa de ocupação média de 83,1% nos voos.
O setor aéreo brasileiro deve receber até R$ 10 bilhões em investimentos públicos e privados até o final de 2025, voltados à melhoria da infraestrutura. A nota média nacional de satisfação dos passageiros com os terminais aeroportuários chegou a 4,4.
Autoridades como os ministros Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Frederico de Siqueira Filho (Comunicações), e Márcia Lopes (Mulheres), além de representantes da ANAC e do grupo Brasil Export, participaram da solenidade e destacaram a importância da aviação como motor de crescimento econômico, geração de emprego e promoção da inclusão.
