O Núcleo de Estudos Açorianos (NEA), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), abre as portas para a exposição fotográfica “Açorianos no Brasil Meridional: 275 anos da presença em Santa Catarina – 1748 a 2023”, assinada pelo historiador e fotógrafo Joi Cletison.
A mostra, que permanece aberta ao público até o dia 30 de maio, pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30, no Espaço Cultural do NEA, localizado ao lado do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFSC (MArquE).
A exposição reúne imagens capturadas ao longo de mais de três décadas de dedicação do autor à pesquisa e documentação da herança cultural açoriana em Santa Catarina. De acordo com o coordenador do NEA, Francisco do Vale Pereira, a mostra convida o público a um mergulho na história e na identidade cultural dos açorianos, por meio de registros que revelam momentos marcantes, manifestações culturais, saberes e ofícios preservados ao longo dos anos.
Sobre o autor
Joi Cletison Alves dedicou mais de 30 anos à UFSC, atuando na área artístico-cultural como diretor do NEA e coordenador do Projeto Fortalezas da Ilha de Santa Catarina. No NEA, realizou pesquisas e promoveu o ensino da cultura açoriana no estado, abordando temas como literatura, artesanato, folclore, religiosidade, arquitetura e história.
Durante seu trabalho no Projeto Fortalezas, hoje sob a Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina, integrou a equipe pioneira na restauração das fortificações, coordenando projetos de manutenção e conservação do sistema defensivo da Baía Norte, que inclui as fortificações de Santa Cruz de Anhatomirim, Santo Antônio de Ratones e São José da Ponta Grossa.

Serviço
- O quê: Exposição “Açorianos no Brasil Meridional: 275 anos da presença em Santa Catarina – 1748 a 2023”, de Joi Cletison
- Quando: Até 30/05/2025 | Segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30
- Onde: Espaço Cultural NEA | UFSC Campus Trindade – Florianópolis – SC
Crédito de foto: Joi Cletison/Divulgação NEA-UFSC