Já sabe o que fazer em Floripa no primeiro fim de semana de setembro?

Confira a dicas de eventos, shows, atividades e passeios para toda a família curtir a cidade nos dias 6 e 7 de setembro.

O primeiro fim de semana de setembro chega com uma programação intensa em Floripa, reunindo cultura, música, cinema, arte, gastronomia, natureza e experiências para todos os estilos. De eventos vibrantes como o Festival Viva a Lagoa, com atrações gratuitas ao ar livre, até a tradicional Tardezinha com Thiaguinho, o sábado e o domingo prometem movimentar diferentes cantos da cidade — da Lagoa da Conceição ao Estádio Orlando Scarpelli.

Para quem prefere programas culturais, o Teatro Álvaro de Carvalho celebra 150 anos com apresentações especiais, enquanto o FAM transforma Floripa em palco de cinema internacional. Há também atividades para todas as idades nos centros culturais dos bairros, como os Passeios Primavera e Sapiens.

Mas se a sua vibe for escapar do agito e explorar a cidade com mais calma, este guia também traz sugestões de roteiros de passeios que valorizam a natureza, a contemplação, trilhas menos óbvias, praias preservadas, ruínas arqueológicas e a arquitetura histórica do centro. Com previsão de tempo instável, a dica é se programar com alternativas para ambientes fechados e abertos.

Continue a leitura para descobrir os eventos em destaque e montar seu roteiro ideal para curtir Floripa — faça chuva ou faça sol.

Eventos em Floripa nos dias 6 e 7 de setembro

TAC 150 anos – “O Tempo em Cena”

  • 6/9 (sábado) – 19h: recepção com a Orquestra Sinfônica de Santa Catarina; 19h30: apresentações de grupos de teatro da Grande Florianópolis. Gratuito.
  • 7/9 (domingo) – TAC em Festa: O TAC é nosso
    • 18h: Recepção na escadaria com a OSSCA
    • 18h30: Pianista Pablo Rossi
    • 19h: Cerimonial – parabéns ao TAC
    • 19h15: Orquestra Novo Alvorecer

Festival Viva a Lagoa

  • 6/9 (sábado) – Abertura na Praça Bento Silvério, das 11h às 22h30, com DJ, apresentações de mágica, dança cigana, Boi de Mamão, música ao vivo e Unidos da Ilha da Magia.
  • 7/9 (domingo) – Observação de aves no Parque do Rio Vermelho (9h às 11h), prova de orientação (10h) e roda de pagode ao fim da tarde.

FAM – Festival Internacional de Cinema

  • Sessões gratuitas ou a R$ 10 durante todo o fim de semana, com filmes, debates, oficinas e o Rally Panvision em locais como o Cine Show Beiramar e Majestic Palace.

Passeio Sapiens (Cachoeira do Bom Jesus)

  • 6/9 (sábado) – “Fim de Semana Açoriano”, com cãominhada, feira de adoção, oficinas, rendeiras e música ao vivo.
  • 7/9 (domingo) – feira colaborativa, oficina de máscaras e shows com artistas locais.

Passeio Primavera (Saco Grande)

  • 6 e 7/9 (sábado e domingo) – Feira criativa, oficinas infantis, apresentações de Boi de Mamão, roda de samba, forró e shows ao vivo com artistas como Manoela Lucena e o Trio Brasilidades.

Tardezinha com Thiaguinho

  • 6/9 (sábado) – Das 14h às 22h, no Estádio Orlando Scarpelli. Evento com ingressos variados e estrutura coberta.

Ficou interessado? Acesse os links para saber mais e confira mais eventos na agenda da Floripa.

Sugestões de passeios e atrações para explorar Floripa

Mas além dos eventos, podes optar também por um roteiro para passear e curtir a cidade. A previsão do tempo para o fim de semana de 6 e 7 de setembro de 2025 em Floripa indica um pouco de instabilidade, com possibilidade de chuvas e ventos mais fortes. Por isso, programe-se, mas fique de olho na previsão para ajustar os planos se precisar. Dá para aproveitar bastante coisa — só talvez com um plano B para atividades internas, se o clima apertar.

Se quiser fugir do agito dos eventos ou apenas respirar com mais calma, há muito o que fazer em Florianópolis com um olhar mais atento, contemplativo e curioso. Aqui vão algumas sugestões com base nas atrações mais encantadoras e menos óbvias da Ilha. Confira!

Turismo de contemplação

Floripa é ideal para quem quer desacelerar. Que tal visitar um dos mirantes da cidade, como o do Morro da Cruz, Morro da Lagoa ou da Praia Mole? São pontos perfeitos para simplesmente observar a paisagem, respirar fundo e contemplar a beleza da natureza. A Ponte Hercílio Luz, ao entardecer, também oferece um espetáculo silencioso e gratuito. Práticas como caminhada leve, leitura ou até meditação ganham outro sentido nesses cenários. Leia mais.

o que fazer
Foto: Allan Carvalho / Divulgação PMF

Floripa menos óbviaAlguns refúgios de Florianópolis são verdadeiras joias escondidas, perfeitos para quem busca sossego, contato com a natureza ou um passeio fora do circuito turístico tradicional.

  • Caminho do Rei: Localizado no norte da Ilha, o Caminho do Rei é uma trilha entre as praias da Cachoeira do Bom Jesus, Ponta das Canas e Praia Brava.
  • Ponta do Goulart: No bairro João Paulo, a Ponta do Goulart é um ótimo ponto para contemplação. Oferece vista ampla da Baía Norte e é bastante conhecida entre moradores da região.
  • Praia das Palmeiras: No bairro Itaguaçu, a Praia das Palmeiras é um reduto de paz com cerca de 300 metros de extensão. Suas águas calmas e rasas, combinadas com formações rochosas e opções de gastronomia.
  • Lagoinha do Norte: Situada no extremo norte da Ilha, a Lagoinha do Norte é uma praia com cerca de 700 metros de extensão, mar tranquilo e excelente para famílias.
  • Costa de Cima: No sul da Ilha, a Costa de Cima é uma comunidade tranquila, cercada por vegetação nativa e um clima interiorano, sendo muito procurada por caminhantes e ciclistas em busca de paisagens autênticas e contato com a vida local. Leia mais.
floripa menos óbvia costa de cima
Foto: Arquivo Pessoal

Patrimônio arqueológico

O patrimônio arqueológico de Florianópolis formado por sambaquis, inscrições rupestres e oficinas líticas está diretamente relacionado com os primeiros grupos humanos que ocuparam a Ilha de Santa Catarina. E até podem ser visitados e apreciados como as inscrições que impressiona na Praia do Santinho. Leia mais.

patrimônio arqueológico
Fotos: Caio Vilela/ Divulgação MTur

Ecoturismo em Floripa

Para os mais aventureiros ou amantes da natureza sem filtros:

  • Trilha da Lagoinha do Leste: mais intensa, mas com recompensa garantida.
  • Trilha da Costa da Lagoa: passa por vilas, cachoeiras e termina com travessia de barco.
  • Trilha do Saquinho: ideal para se perder nos sons e cores da mata nativa com vista para o mar. Leia mais.
ecoturismo em florianópolis
Foto: Allan Carvalho / Divulgação PMF

Arquitetura histórica de Florianópolis

Que tal um passeio pela nossa história? A cidade preserva em sua paisagem urbana importantes testemunhos de sua formação histórica e cultural e isso está entre os passeios que não podem faltar na lista sobre o que fazer quando se está em Floripa. Desde os primeiros povoados portugueses, especialmente os açorianos, até os períodos de expansão urbana nos séculos XIX e XX, a arquitetura da capital catarinense reflete a diversidade de influências que moldaram sua identidade. Leia mais.

frequesia patrimonio cultural
Foto: Daniel Vianna / Divulgação MTur

Praia do Matadeiro

Com acesso apenas por trilha a partir da Armação, a Praia do Matadeiro é uma das mais preservadas da Ilha. É ideal para um passeio leve, contato com a natureza e, se o tempo permitir, um mergulho no mar. Mesmo com o céu nublado, a beleza rústica do lugar vale a visita. Leia mais.

praia do matadeiro
Foto: Allan Carvalho / Divulgação PMF

Acompanhe sugestões na seção O que fazer em Floripa e também não deixe de conferir nossa agenda de Eventos. Veja também Como chegar a Florianópolis e a lista de pousadas, hoteis e resorts na seção Onde ficar.

Locais Citados

Estádio Orlando Scarpelli
Cine Show Beiramar
Praia do Matadeiro
Costa de Cima
Lagoinha do Norte
Ponta do Goulart
Caminho do Rei
Passeio Primavera
TEATRO ÁLVARO DE CARVALHO
Passeio Sapiens
Morro da Lagoa
Mirante Ponto de Vista
Praia do Santinho
Mirante do Morro da Cruz
Lagoa da Conceição
Trilha da Costa da Lagoa (Ponto 16)
Praia do Saquinho
Praia Lagoinha do Leste
Ponte Hercílio Luz

Curtiu? Compartilhe.

Veja também

Pesquisa

Encontre de tudo no floripa.com

a cidade

Recomendações