O que fazer em Floripa no primeiro fim de semana de novembro

Confira sugestões de passeios e atividades, incluindo o espetáculo natural do garapuvu, árvore-símbolo da cidade, em pleno ciclo de florescimento.

O primeiro fim de semana de novembro deve ser de tempo instável em Florianópolis, com sol entre nuvens no sábado (1º) e chuva leve no domingo (2). As temperaturas variam entre 18°C e 23°C, e o vento de nordeste, com rajadas de até 35 km/h, ajuda a manter o clima ameno, de acordo com dados da Epagri/Ciram.

O cenário climático é típico da transição entre a primavera e o verão, período em que a umidade aumenta e o tempo alterna entre sol e pancadas rápidas de chuva. Ainda assim, a previsão permite atividades ao ar livre, especialmente no sábado, além de opções culturais e históricas no domingo.

Confira nossas sugestões!

O que fazer no sábado em Floripa

O sábado deve começar com céu parcialmente nublado, períodos de sol e chance de chuva isolada no fim da tarde. Com as temperaturas mais elevadas e ventos fracos, é o melhor momento para explorar espaços abertos.

O Centro Histórico é uma boa opção para quem busca conhecer a origem urbana da cidade. A Praça XV de Novembro, o Palácio Cruz e Sousa e o entorno do Mercado Público compõem um conjunto de valor histórico e arquitetônico que ajuda a compreender a formação de Florianópolis, como é o caso da Casa da Alfândega. Na Catedral Metropolitana, o visitante pode conferir as pinturas sacra de mais de 100 recentemente restauradas.

pinturas sacras centenárias na Catedral
Pinturas sacras centenárias na Catedral. Foto: Allan Carvalho / Divulgação PMF

Para quem prefere natureza, o sul da Ilha concentra áreas preservadas e de fácil acesso. A Lagoa do Peri é sempre uma boa opção toda família mesmo nos dias nem tão ensolarados, para banho, trilhas leves e almoço. Ali perto, o Morro das Pedras e a Armação são indicadas para observação e contemplação da paisagem, seja no mirante, seja na Ponta das Campanhas, respectivamente.

No fim do dia, a expectativa é de aumento da nebulosidade, o que pode restringir atividades noturnas ao ar livre. Mas nem isso pode ser empecilho de assistir ao show gratuito do Dazaranha, a partir das 19h, no Trapiche da Beira-Mar. O show encerra a turnê Entre Cantos.

feriadão em floripa
Ponta das Campanhas, na Armação. Foto: Allan Carvalho / Divulgação PMF

O que fazer no domingo em Floripa

O domingo deve ser mais fechado que o sábado, com probabilidade de 80% de chuva fraca ao longo do dia e temperaturas entre 20°C e 22°C. As condições favorecem atividades em espaços cobertos e de visitação curta. É uma ótima oportunidade para visitantes e moradores escolheram fazer algo que seja inédito, que nunca faz, como por exemplo, passar a tarde em um museu. É o seu caso?

No Centro Integrado de Cultura (CIC), o público pode visitar o Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) e o Museu da Imagem e do Som (MIS/SC), ambos com funcionamento entre 10h e 21h.

Outra alternativa, se quiser dar um “rolê” mais longo pela cidade, é a Fortaleza de São José da Ponta Grossa, no norte da Ilha, entre a Praia do Forte e Jururê, aberta das 8h30 às 18h30, que reúne parte da história militar do litoral catarinense. Caso as condições de chuva persistam, o acesso à trilha pode exigir atenção.

Se quiser um passeio mais contemplativo, o destino é novamente o sul da Ilha, onde o Ribeirão da Ilha é indicado para o fim da tarde, quando o tempo tende a estabilizar. O bairro mantém o traçado original das vilas açorianas e um dos conjuntos arquitetônicos coloniais mais preservados do estado.

Ribeirão da Ilha
Ribeirão da Ilha. Foto: Allan Carvalho / Divulgação PMF

Que tal “caçar” garapuvus?

Uma dica extra tanto para o sábado quanto o domingo é sair pela cidade para ver de perto os garapuvus, árvore-símbolo de Floripa que está no ciclo de florescimento e ganham destaque na paisagem em diversos pontos da cidade por causa da coloração amarela.

Se de longe, é impossível não nota, de perto, a beleza é ainda mais impactante e rendem fotos e selfies para suas redes sociais. Ou seja, o garapuvu não pode ficar de fora da sua lista de atrações “instagramáveis”. Um dos pontos para ver a nossa árvore de perto fica na Costa de Cima (foto abaixo), no sul da Ilha, entre a Armação e o Pântano do Sul.

garapuvu
Costa de Cima. Foto: Arquivo pessoal

Leia também:

Garapuvu: a árvore que floresce a identidade de Florianópolis

Locais Citados

Trapiche da Beira-Mar Norte
Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina
Palácio Cruz e Sousa
Costa de Cima
Catedral Metropolitana
Centro Integrado de Cultura (CIC)
Morro das Pedras
Largo da Alfândega
Praia da Armação
Centro Histórico
Praça XV de Novembro
Mercado Público
Lagoa do Peri
Fortaleza de São José da Ponta Grossa
Ribeirão da Ilha

Curtiu? Compartilhe.

Veja também

Pesquisa

Encontre de tudo no floripa.com

a cidade

Recomendações