Com café comunitário, procissão e diversas manifestações culturais, foi oficialmente aberta nesta quinta-feira (1º) a safra da tainha em Santa Catarina. O evento ocorreu na Praia do Campeche, em Florianópolis, e contou com a presença de moradores e autoridades que participaram das celebrações em uma das principais comunidades da pesca artesanal no estado.
Reconhecida como patrimônio imaterial e traço identitário da cultura manezinha, a pesca da tainha é tradição centenária que mobiliza comunidades litorâneas, gera renda para centenas de famílias e movimenta a economia local. Nesta edição, a abertura contou com uma extensa programação iniciada ainda na noite de quarta-feira (30), com rodas de conversa sobre saberes tradicionais, exibição de documentário, terço luminoso, procissão na praia e confraternização comunitária.
Durante todo o dia 1º de maio, o rancho recebeu oficinas de confecção de redes, apresentações artísticas, palestras sobre o futuro da atividade e homenagens aos pescadores, além da presença das tradicionais rendeiras mostrando e ensinando seu ofício.
Galeria de fotos da abertura da safra da tainha 2025
Nesta galeria, você confere os registros que marcaram o início da safra na Praia do Campeche, em meio à fé, cultura e resistência de um dos modos de vida mais emblemáticos do litoral catarinense.












Leia também:
De olho no lanço: o ixpetáculo da tainha vai começar
O que diz a previsão do tempo para a safra da tainha 2025?
Como você prefere a sua tainha?
20 curiosidades sobre a pesca da tainha em Florianópolis
Crédito da foto em destaque: Andy Puerari / Divulgação PMF