Localizada no extremo sul de Florianópolis, a Praia do Pântano do Sul é um reduto de tranquilidade, cultura açoriana e natureza preservada. Por causa da forte atividade pesqueira — redes de pesca, barcos coloridos e restaurantes tradicionais reforçam a identidade local. Com águas calmas também atraí muitas famílias com crianças. E o clima de vila e o ritmo mais lento encantam visitantes em busca de uma experiência autêntica na Ilha de Santa Catarina.

O Pântano do Sul guarda um dos legados históricos mais ricos da região. Ocupado há milênios por povos sambaquieiros, o lugar foi também importante núcleo da caça às baleias no século XVIII, abrigando a antiga Armação da Lagoinha. Hoje, a pesca artesanal da tainha, pampo, viola e outros permanece viva, assim como os saberes e sabores tradicionais da comunidade
O acesso à Praia do Pântano do Sul é feito por estrada asfaltada a partir da SC-406, com trajeto de cerca de 35 km a partir do Centro de Florianópolis. Ônibus municipais também atendem a região e para quem vai de carro, existem muitas opções de estacionamentos com pagamento de diária, ideal para quem deseja aproveitar o dia e curtir tudo o que o Pântano tem a oferecer. Para os aventureiros, há trilhas que partem dali em direção à Lagoinha do Leste.

Gastronomia do Pântano do Sul: sabores do mar com vista privilegiada
A culinária local é um dos grandes atrativos do Pântano do Sul. Com forte influência açoriana, os restaurantes da orla oferecem uma experiência rica em frutos do mar frescos — preparados com simplicidade e autenticidade. A famosa sequência de camarão, as caldeiradas e os peixes grelhados são estrelas dos cardápios.
O Bar do Arante é o mais emblemático da região, conhecido pelos milhares de recadinhos coloridos deixados pelos visitantes nas paredes e pelo cardápio de comida caseira e acolhedora. Já o tradicional Bar do Vadinho, simples e aconchegante, é famoso por servir refeição com três opções de peixe (incluindo o famoso filé de peixe à dorê) em ambiente rústico à beira-mar. Outras opções bem avaliadas incluem Pedacinho do Céu e Mandala, todos valorizando ingredientes locais e o frescor do mar.

Por que visitar a Praia do Pântano do Sul?
- Vivência da cultura pesqueira e açoriana
- Trilha para a Lagoinha do Leste e outras rotas ecológicas
- Gastronomia regional de frutos do mar à beira-mar
- Praia versátil, boa para banho, descanso e esportes
O que levar no passeio ao Pântano do Sul
- Protetor solar, chapéu e óculos de sol.
- Roupa de banho, toalha e chinelos.
- Tênis confortável se for fazer trilhas.
- Garrafa de água, lanche leve e sacola para lixo.
Cuidados e recomendações
- Evite nadar no canto sul em dias de mar agitado (correntes fortes).
- Respeite a comunidade local e evite música alta.
- Atenção com pedras escorregadias nos costões.
- Preserve o patrimônio arqueológico e natural da região.
Como chegar ao Pântano do Sul
Acesso por ônibus: Linhas 410 – TIRIO / Pântano do Sul e 564 – Costa de Dentro
Acesso por carro ou bike: Via SC-406, com opções de estacionamento gratuito próximo à orla
Dica final
Depois de aproveitar o banho de mar, a gastronomia e a paisagem tranquila do Pântano do Sul, vale estender o passeio na faixa de área de cerca de 2 km. A caminhada permite seguir rumo à Praia dos Açores e, mais adiante, à Costa de Dentro — ambas com clima igualmente sossegado. E sendo o trecho mais exposto, sem morros, é procurado por surfistas e praticantes de esportes aquáticos.
Para os mais aventureiros, é possível continuar pelo costão e alcançar a bela e isolada Praia da Solidão. Um percurso que revela, passo a passo, a diversidade do sul da Ilha de Santa Catarina.
