O Congresso Nacional das Escolas de Samba (Conasamba) chega à sua 7ª edição e será realizado em Florianópolis, entre os dias 26 e 28 de setembro de 2025, nos auditórios da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Promovido pela Federação Nacional das Escolas de Samba (Fenasamba) em parceria com a Liga das Escolas de Samba de Florianópolis (Liesf), o evento pretende resgatar as raízes do samba, fortalecer tradições e discutir os caminhos do carnaval no país. O tema deste ano será “O nosso futuro vem de longe”, inspirado na filosofia africana do Sankofa, que resgata aprendizados do passado para orientar o futuro.
Assim como em 2024, a expectativa é reunir gestores, artistas e pensadores do carnaval de todo o Brasil, superando os mais de 600 inscritos da edição anterior. A programação inclui palestras, painéis e grupos de discussão sobre temas como valorização das Velhas Guardas, gestão e sustentabilidade, carnaval e educação, marketing e captação de recursos, além do papel das escolas de samba mirins. “O Conasamba é um espaço de troca e construção coletiva, onde olhamos para a história do samba e projetamos os próximos passos com responsabilidade e inovação”, destaca Kaxitu Campos, presidente da Fenasamba.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo link: even3.com.br/conasamba-586738.
O Conasamba 2025 conta com apoio institucional da Prefeitura de Florianópolis, do Instituto Federal e da Universidade Federal de Santa Catarina, do governo do Estado, do Ministério da Cultura e do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, além do patrocínio do Sebrae.

Leia também: