Florianópolis será palco de uma celebração artística no próximo domingo (27), às 18h, com o espetáculo “Arte na Beira-Mar”. Realizado no Trapiche da Beira-Mar Norte, o evento gratuito reúne o balé da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e os músicos da Camerata Florianópolis em uma apresentação especial que homenageia o Dia Mundial da Dança, celebrado em 29 de abril.
Sob a regência do maestro Jeferson Della Rocca, cerca de 50 músicos da Camerata Florianópolis acompanharão ao vivo 70 bailarinos da Escola Bolshoi. O repertório contempla clássicos como “O Quebra-Nozes”, “Lago dos Cisnes”, “Cinderela” e “A Bela Adormecida”, além de coreografias contemporâneas em diálogo com composições eruditas de Tchaikovsky, Prokofiev, Rachmaninoff e Philip Glass.
Destaques da apresentação incluem “A Dança Russa” e a “Valsa das Flores”, ambas de O Quebra-Nozes, e o icônico Pas de Deux do Cisne Negro, de O Lago dos Cisnes, todos com música de Tchaikovsky. Segundo Valdir Steglich, presidente do Bolshoi Brasil, dançar ao som de uma orquestra ao vivo “eleva a expressão artística a outro patamar, em um espetáculo de rara beleza e sofisticação”. O maestro Della Rocca também ressalta o caráter inclusivo da apresentação: “Levar a música e a dança para um espaço aberto é uma forma de aproximar o público da arte e celebrar a cultura de forma acessível”.
A realização do evento é da Funarte, com apoio do Ministério da Cultura, Governo Federal, por meio de verba parlamentar da Senadora Ivete Appel da Silveira. A iniciativa também conta com o apoio da Fundação Catarinense de Cultura e do Governo do Estado de Santa Catarina.
Serviço
Espetáculo “Arte na Beira-Mar”
Data: 27 de abril de 2025 (domingo)
Horário: 18h
Local: Trapiche da Beira-Mar Norte, Florianópolis (SC)
Entrada gratuita