Santa Catarina segue se destacando como um dos destinos mais procurados por turistas internacionais no Brasil. Entre janeiro e outubro deste ano, o estado recebeu 617.026 visitantes estrangeiros, um aumento expressivo de 60,27% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registradas 384.999 chegadas. Os dados são da Embratur, em parceria com o Ministério do Turismo (MTur) e a Polícia Federal.
O desempenho confirma a força do turismo catarinense, que já havia superado o total de visitantes de 2024 ainda em maio, acumulando mais de 16 mil chegadas a mais do que em todo o ano anterior. O resultado reforça o papel estratégico de Santa Catarina como uma das principais portas de entrada de estrangeiros no país e evidencia o crescimento da imagem do estado no mercado internacional.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o avanço reflete o momento positivo vivido pelo turismo brasileiro. “Com praias de tirar o fôlego, turismo de aventura, cultura rica, festas tradicionais e um trabalho de promoção muito bem feito, Santa Catarina vem mostrando uma capacidade extraordinária de atrair visitantes e transformar sua diversidade em valor. Esses números confirmam que o estado segue firme em uma trajetória de crescimento contínuo”, destacou.
Segundo Freixo, a expectativa é que os resultados se mantenham em alta até o fim do ano, impulsionando a economia e fortalecendo o turismo como vetor de desenvolvimento, com geração de emprego e renda em diferentes regiões.
Brasil também bate recorde histórico de visitantes internacionais
O desempenho de Santa Catarina acompanha o movimento nacional. De janeiro a outubro de 2025, o Brasil recebeu 7.686.549 turistas estrangeiros, número 42,2% maior que o registrado no mesmo período do ano anterior (5.406.409). O resultado já representa o maior volume acumulado de visitantes internacionais nos primeiros dez meses da série histórica.
Somente em outubro, o país registrou 587.312 chegadas, um aumento de 15,4% em relação ao mesmo mês de 2024, quando o total foi de 508 mil visitantes.
A Argentina segue como o principal emissor de turistas ao Brasil, com quase 3 milhões de visitantes entre janeiro e outubro de 2025 — um crescimento de 85,46% em relação ao ano anterior. Em seguida aparecem Chile (661.850), Estados Unidos (614.348), Uruguai (453.633) e Paraguai (421.886), todos com aumentos significativos na comparação com 2024.

Conteúdo para estrangeiros
Os visitantes estrangeiros podem conferir o conteúdo do Floripa.com e descobrir o que fazer e todas as atrações turísticas da cidade em seu idioma de origem, seja inglês, espanhol, alemão, francês, italiano ou russo. Basta selecionar a opção no menus do alto da tela (no ícone “globo”).
A funcionalidade atende não só uma necessidade dos turistas, mas também das comunidades imigrantes que residem em Floripa e assim podem compartilhar o conteúdo com seus amigos e parentes de seus países de origem. Novos idiomas serão adicionados em breve.