Floripa Instrumental 2025: três dias de música no Ribeirão da Ilha

A 15ª edição do festival celebra a diversidade da música instrumental brasileira com programação gratuita e artistas renomados.

O Floripa Instrumental chega à sua 15ª edição em 2025 com uma programação que reúne grandes nomes da música instrumental brasileira, em um dos cenários mais tradicionais da capital catarinense: a Freguesia do Ribeirão da Ilha. O evento ocorre nos dias 21, 22 e 23 de novembro, com apresentações gratuitas, rodas de choro e jam sessions.

A abertura acontece na sexta-feira (21), às 20h30, com um espetáculo inédito protagonizado por três renomados acordeonistas: Bebê Kramer, Mary Francescon e Luciano Maia. O trio será acompanhado pelos músicos Rafael Calegari (contrabaixo), Edilson Forte “Tatu” (piano/teclado) e Willian Goe (bateria), em um repertório que transita entre gêneros sul-americanos como milonga, vanerão, chamamé, forró e MPB. Na sequência, às 22h, o palco interno recebe a primeira jam session do festival, com Guinha Ramires e grupo.

No sábado (22), a programação inicia às 15h com o Bloco Cores de Aidê, formado exclusivamente por mulheres percussionistas. Às 16h, sobe ao palco a centenária Banda da Lapa, a mais antiga de Florianópolis. O show principal acontece às 20h30 com os multi-instrumentistas Arismar do Espírito Santo (violão 7 cordas e baixo) e Nailor Proveta (clarinete e sax), que apresentam uma fusão de ritmos como samba, forró, choro e frevo. Às 22h, a noite segue com jam sessions lideradas por Cassio Moura e Grupo, em um espaço aberto à participação espontânea de músicos da plateia.

Encerrando o festival no domingo (23), às 15h, o trombonista Hemerson Calandrini apresenta o quarteto Borogodó Clube, interpretando clássicos da música brasileira, com influências de João Donato, Toninho Horta, Raul de Souza e Alegre Corrêa. A partir das 16h, a tradicional Roda de Choro do Ribeirão reúne dezenas de instrumentistas locais e convidados em uma celebração coletiva de improviso, amizade e musicalidade.

Com produção da Freguesia Cultural e Criativa e da Casa Lobo Produções, o Floripa Instrumental conta com patrocínio da ENGIE e Manatex Têxtil via Lei de Incentivo à Cultura, apoio da Prefeitura de Florianópolis e realização do Ministério da Cultura e Governo Federal.

Programação completa do Floripa Instrumental 2025

Sexta-feira – 21 de novembro

  • 20h30 – Bebê Kramer, Mary Francescon e Luciano Maia
  • 22h00 – Jam Session com Guinha Ramires e Grupo

Sábado – 22 de novembro

  • 15h00 – Bloco Cores de Aidê
  • 16h00 – Banda da Lapa
  • 20h30 – Arismar do Espírito Santo e Nailor Proveta
  • 22h00 – Jam Session com Cassio Moura e Grupo

Domingo – 23 de novembro

  • 15h00 – Hemerson Calandrini e Borogodó Clube
  • 16h00 – Roda de Choro do Ribeirão
floripa instrumental
Arismar do Espírito Santo (ao centro) retorna ao festival em 2025. Foto: Duda Hamilton / Divulgação

Curtiu? Compartilhe.

Veja também

Pesquisa

Encontre de tudo no floripa.com

a cidade

Recomendações