A Orquestra de Cordas da Ilha (OCI) dá início à temporada 2025 com um concerto gratuito no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), em Florianópolis, no dia 5 de junho, às 20h. A apresentação marca não apenas o começo de uma nova fase artística da orquestra, mas também celebra seus 20 anos de trajetória. No programa, obras inéditas na cidade do período barroco, interpretadas por músicos convidados e pela formação completa da OCI.
O repertório inclui peças de compositores como Giuseppe Brescianello, Johann Hasse, Francesco Mancini, Domenico Sarro, J.C.F. Bach e Antonio Vivaldi.
A Orquestra de Cordas da Ilha reúne um time experiente e atuante na cena cultural catarinense.
Solistas desta apresentação:
- Vinícius Chiaroni – solista convidado (flauta doce), especialista em música antiga com carreira internacional e doutorando pela UDESC
- Juan Rossi – solista (violino), mestre pelo Mozarteum Salzburg, spalla da OCI e referência na cena erudita catarinense
- Marcos Pablo Dalmacio – solista (mandolina barroca), diretor artístico da OCI, multi-instrumentista com atuações na América do Sul e Europa
Demais músicos da formação e convidado:
- Violinos I: Juan Rossi (spalla), Ricardo Müller, Allan Jordan
- Violinos II: Marcos Pablo Dalmacio, Fabiane Suzuki, Raiza Diatel
- Violas: Gabriel Niebuhr, Pedro Bernardo
- Violoncelos: Víctor Hugo Ruíz Reggiardo, Lucas Ropelato Voltolini
- Contrabaixo: Paulo Mattos
- Músico convidado (cravo): Marcos Holler
Novo projeto
A apresentação faz parte do projeto Relatos e Expressões da Música, que prevê uma série de 13 concertos gratuitos em cidades catarinenses como Blumenau, Itajaí, São José e Jaraguá do Sul. A iniciativa tem apoio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC), do Governo do Estado de Santa Catarina, com patrocínio de Bistek e Havan, e apoio do portal Floripa.com.
Segundo Paulo Mattos, diretor geral e contrabaixista da OCI, oferecer apresentações gratuitas é uma forma de aproximar a música clássica do público geral: “É para quem nunca foi a um concerto e para quem quer descobrir algo novo”.
Além do repertório inédito, o concerto no TAC será o momento de lançamento da nova identidade visual da Orquestra, que simboliza o fortalecimento dos vínculos com a comunidade. “Esse rebranding acompanha uma série de ações pensadas para tornar a experiência com a música de concerto mais convidativa”, explica Rafael Bittencourt, diretor criativo da OCI.

Serviço
Evento: Concerto Barroco – Orquestra de Cordas da Ilha
Data: Quinta-feira, 5 de junho de 2025
Hora: 20h
Local: Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), Florianópolis
Entrada gratuita: Veja como garantir seu ingresso aqui.