O projeto Florianópolis Day, coordenado pelo Destino Floripa & Região, capacitou mais de 1.300 agentes de viagem, operadores de turismo, jornalistas e influenciadores em mercados estratégicos da Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Portugal. A ação faz parte do ciclo internacional de promoção turística que busca ampliar a presença da capital catarinense e cidades vizinhas no cenário global. As iniciativas tiveram início em março, com três grandes eventos em Portugal, e seguiram em abril no Chile. Nas últimas semanas, a divulgação se concentrou em Argentina, Uruguai e Paraguai.
Segundo a gerente executiva do Destino Floripa & Região, Elaine M. Neves, a estratégia é apresentar de forma detalhada os atrativos turísticos, culturais e de qualidade de vida da região diretamente aos formadores de opinião. “Mostramos os atrativos e criamos o desejo de conhecer a região em quem ajuda o turista a decidir para onde vai. A receptividade foi excelente, em alguns eventos tivemos público maior do que o esperado”, destacou.
Além dos encontros do Florianópolis Day, a equipe realizou visitas individuais a grandes operadoras de turismo e participou das principais feiras internacionais do setor. O objetivo é ampliar o fluxo de visitantes estrangeiros, aproveitando a conectividade aérea entre os países e Florianópolis, e reforçar a imagem do destino como opção viável em todas as épocas do ano.
O próximo passo da estratégia internacional é a entrada no mercado peruano, a partir do novo voo direto entre Lima e Florianópolis, que será operado pela Latam a partir de dezembro deste ano. Em 2026, o projeto expandirá sua atuação também em mercados nacionais, incluindo São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul, além da participação em 13 das principais feiras de turismo do mundo.

Profissionais alcançados em 2025 pelo Florianópolis Day
- Portugal: mais de 900 profissionais em três grandes eventos – RoadShow Solférias, 1° Fórum de Turismo Conexão Europa (com transmissão para 70 países) e a BTL 2025, maior feira do setor no país.
- Chile: 70 profissionais capacitados em evento e visitas a 10 operadoras de turismo.
- Argentina: 100 profissionais capacitados em dois eventos e visitas a 10 operadoras.
- Uruguai: 45 profissionais capacitados e visitas a 10 operadoras.
- Paraguai: 250 profissionais capacitados em evento da operadora DTP, com rodada de negócios.
Leia mais:
Florianópolis atrai turistas estrangeiros na baixa temporada