Florianópolis é a capital brasileira com maior acesso da população a atividades culturais, segundo dados inéditos da pesquisa Cultura nas Capitais, maior levantamento já realizado sobre o tema no país. O estudo, divulgado no dia 5 de agosto de 2025, revelou que a capital de Santa Catarina lidera o ranking em cinco das 14 atividades analisadas e supera a média nacional em quase todas elas.
A Cultura nas Capitais ouviu 19.500 pessoas presencialmente entre 19 de fevereiro e 22 de maio de 2024. A amostra inclui moradores das 26 capitais estaduais e do Distrito Federal, com idade a partir de 16 anos e de todos os níveis socioeconômicos. Em Florianópolis, 600 entrevistas foram realizadas em todas as regiões da cidade. A coleta de dados foi conduzida pelo Instituto Datafolha.
Confira a seguir os principais resultados sobre Floripa.
Dados sobre Floripa na pesquisa Cultura nas Capitais
Liderança
Na pesquisa Cultura nas Capitais, Floripa aparece em primeiro lugar no acesso a:
- Locais históricos (52%);
- Shows de música (45%);
- Festas populares (46%);
- Museus (39%);
- Saraus (10%).
Nenhuma outra capital brasileira ocupa a liderança em tantas categorias. Florianópolis também se destaca nas seguintes atividades, todas com índices acima da média das 27 capitais:
- Leitura de livros (52%);
- Frequência ao cinema (54%);
- Visitas a bibliotecas (33%);
- Teatro (31%);
- Espetáculos de dança (31%);
- Concertos (19%).

Apenas no acesso a jogos eletrônicos o índice de Florianópolis se equipara à média nacional. Em todos os demais aspectos, os dados colocam a cidade em posição de destaque.
Segundo o diretor da pesquisa, João Leiva, a alta escolaridade da população contribui significativamente para os resultados. “Metade dos moradores de Florianópolis está cursando ou já concluiu o ensino superior. A escolaridade é o fator que mais influencia o acesso à cultura”, explica.
Participação cultural ativa
Além de frequentar eventos culturais, os moradores da capital catarinense também se envolvem diretamente na produção artística. De acordo com a pesquisa:
- 48% da população pratica alguma atividade artística ou cultural (média nacional: 34%);
- Apenas 15% nunca praticaram nenhuma (média nacional: 25%).
As práticas mais comuns são:
- Dança (52%);
- Música (36%);
- Audiovisual (31%);
- Escrita (30%);
- Artes plásticas/desenho (29%).
Gosto musical e consumo digital
Florianópolis também se destaca por sua diversidade musical. A cidade tem o maior percentual de pessoas que consideram o rock seu gênero favorito (32%), superando até cidades tradicionalmente ligadas ao estilo, como Curitiba e Porto Alegre. Também lidera na preferência por rap (16%) e apresenta altos índices de ouvintes de:
- MPB (32%);
- Pop (23%);
- Música erudita (11%).

Quanto ao consumo de música, o Spotify é a plataforma mais usada (58% dos moradores), embora o YouTube ainda seja o canal mais popular (66%).
No audiovisual, Florianópolis é a capital com maior uso de streaming para assistir a filmes e séries (66%). Por outro lado, apenas 25% consomem esse tipo de conteúdo pela televisão aberta — o menor índice entre todas as capitais.
Festa e patrimônio
O gosto pela celebração também marca presença:
- 33% dos moradores participaram de festas juninas (média nacional: 28%);
- 22% estiveram em blocos de Carnaval (média nacional: 16%).
Além disso, 13% indicaram o centro histórico como o espaço cultural mais frequentado — índice bem acima da média nacional de 2%, atrás apenas de São Luís (21%).

Sobre a pesquisa Cultura nas Capitais
O projeto é realizado pela consultoria JLeiva Cultura & Esporte, com patrocínio do Itaú e do Instituto Cultural Vale, via Lei Rouanet. A Fundação Itaú é parceira institucional.
Mais informações, relatórios completos e infográficos estão disponíveis no site oficial da pesquisa www.culturanascapitais.com.br
Acompanhe mais cultura, diversão e lazer na seção O que fazer e também não deixe de conferir nossa agenda de Eventos.