Turismo internacional cresce 56% em Santa Catarina em 2025

Estado se consolida como um dos principais destinos do Brasil para turistas estrangeiros, impulsionado por mercados como Argentina e Chile.

Santa Catarina voltou a se destacar no cenário do turismo internacional brasileiro ao registrar um crescimento expressivo no número de visitantes estrangeiros ao longo de 2025. Entre janeiro e novembro, o estado recebeu 651.980 turistas estrangeiros, um crescimento expressivo de 56,81% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados 415.751 desembarques. Os dados são da Embratur, em parceria com o Ministério do Turismo e a Polícia Federal.

O desempenho positivo também foi observado no recorte mensal. Apenas em novembro, Santa Catarina recebeu 34.954 turistas internacionais, número 13,66% superior ao registrado no mesmo mês do ano passado.

O avanço reforça a atratividade do estado, conhecido por reunir praias, montanhas e opções variadas de turismo de natureza e experiências culturais, podendo ser atestada também pelos números do Aeroporto Internacional Hercílio Luz – Floripa Airport, em Florianópolis. Principal porta de entrada para o estado, que até o último levantamento em outubro, já havia recebi mais de 1 milhão de turistas estrangeiros. E a expectativa é de um aumento ainda maior por causa da chegada do verão e do Réveillon, especialmente em Floripa, um dos destinos mais buscados de acordo com o Booking.com.

Turistas argentinos e chilenos na liderança

Esse crescimento do turismo internacional em Santa Catarina é impulsionado, principalmente, pelos países vizinhos.

  • A Argentina lidera como principal mercado emissor para Santa Catarina, com 417.958 chegadas entre janeiro e novembro, o que representa um aumento de 73,03% em relação ao mesmo período do ano passado.
  • Na sequência aparece o Chile, responsável por 178.003 desembarques, com crescimento de 32,23%.
  • O Paraguai ocupa a terceira posição, com 8.273 turistas internacionais, registrando a maior variação proporcional entre os emissores, com alta de 75,39%.
  • Já os Estados Unidos aparecem em quarto lugar, com 5.483 visitantes, crescimento de 4,26% no período analisado.

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o resultado é fruto da combinação entre o potencial turístico catarinense e a estratégia de promoção internacional. Segundo ele, as ações desenvolvidas em parceria com o Governo do Estado, prefeituras e o setor privado têm sido determinantes para ampliar a visibilidade de Santa Catarina no exterior.

“Santa Catarina consolidou um crescimento excepcional na chegada de turistas internacionais. Os números falam por si: mais de 650 mil viajantes nos primeiros 11 meses do ano representam um aumento de quase 57% e mostram que estamos no caminho certo”, afirmou Freixo. Ele destacou ainda que o desafio agora é manter a trajetória de crescimento e ampliar a presença de visitantes estrangeiros no estado.

turismo internacional
Foto: Divulgação Floripa Airport

Brasil mantém ritmo de crescimento entre turistas estrangeiros

No cenário nacional, o turismo internacional também apresenta resultados robustos. Entre janeiro e novembro, o Brasil recebeu 8.390.708 turistas estrangeiros, um aumento de 40,6% em relação ao mesmo período de 2024. O mês de novembro foi o melhor da série histórica, com a entrada de 704.159 viajantes.

A expectativa do setor é encerrar 2025 com mais de 9 milhões de entradas internacionais no país. De acordo com Marcelo Freixo, o desempenho coloca o Brasil como o país com maior crescimento no turismo internacional em escala global, reflexo das estratégias de promoção adotadas e do fortalecimento da imagem do país no exterior.

No ranking dos principais emissores de turistas para o Brasil, a Argentina ocupa a primeira posição, com 3,1 milhões de visitantes entre janeiro e novembro, crescimento de 82,1%. Em seguida aparecem Chile (721.497 turistas, +24,4%), Estados Unidos (677.888, +5,8%), Uruguai (487.514, +37,2%) e Paraguai (454.327, +14,2%).

turistas estrangeiros
Foto: Lêo Russo / Divulgação PMF

Leia também:

Estrangeiros em Florianópolis: O que fazer na primeira visita à Ilha da Magia

Curtiu? Compartilhe.

Veja também

Pesquisa

Encontre de tudo no floripa.com

a cidade

Recomendações