Antes mesmo de fevereiro chegar, Florianópolis já vive o clima do Carnaval. Os ensaios das escolas de samba se espalham nas quadras, e os desfiles especiais que circulam pela Praça XV voltam a ocupar o Centro Histórico, sinalizando que a cidade entra, aos poucos, no compasso da folia. Para 2026, esse movimento tradicional será acompanhado por uma programação de rua ampliada, com blocos, trios elétricos, arenas e atrações nacionais.
Entre as principais novidades anunciadas pela Prefeitura de Florianópolis, em parceria com a agência Hit Makers, estão a ampliação do calendário, a criação de um dia extra de programação no Centro, de 13 a 16 de fevereiro, e um novo modelo de ocupação dos espaços públicos durante o período carnavalesco, com trios elétricos aninando a folia.
A programação musical reúne diferentes gêneros, como pagode, axé, funk e pop brasileiro. Estão confirmados artistas como Ferrugem, Jammil, Diana Dias, Glória Groove, MC Davi, MC Pedrinho e Em Cima da Hora. Além da folia no Centro, o Carnaval de Rua de Florianópolis também terá arenas em mais oito bairros: Santo Antônio de Lisboa, Sambaqui, Canasvieiras, Ponta das Canas, Ingleses, Lagoa da Conceição, Campeche e Pântano do Sul.
No Centro da cidade, o Carnaval terá uma configuração diferente da adotada em anos anteriores. Em vez de concentrar as atrações nacionais apenas no Largo da Alfândega, os shows de 2026 irão circular também pela avenida Paulo Fontes, ao lado do Mercado Público, e no entorno à Praça XV com apresentações em trios elétricos. A proposta amplia a área da festa, na comparação com 2025, e reforça o uso de espaços tradicionais do Carnaval na Capital. As arenas de Santo Antônio de Lisboa e do Campeche também contarão com trios elétricos.
O Carnaval de rua de Florianópolis em 2026 conta com apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, da Fundação Catarinense de Cultura, da Liga das Escolas de Samba de Florianópolis (LIESF) e da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.

Programação do Carnaval de Rua de Florianópolis em 2026
- 13 de fevereiro (sexta-feira): Bloco Sextou
19h – Em Cima da Hora
21h – Ferrugem - 14 de fevereiro (sábado): Bloco de Sujos
16h30 – Jammil
20h – Diana Dias - 15 de fevereiro (domingo): Bloco do Uni
18h – MC Davi
20h – MC Pedrinho - 16 de fevereiro (segunda-feira): Bloco Pop Gay
22h – Glória Groove

Eventos tradicionais na programação do Carnaval de Florianópolis 2026
Além dos grandes shows e das arenas distribuídas pela cidade, o Carnaval 2026 em Florianópolis será marcado por uma série de eventos tradicionais que antecedem e acompanham os dias oficiais de folia. A agenda começa no dia 30 de janeiro, com a Escolha da Corte do Carnaval, marcada para as 19h, no Largo da Alfândega. O evento define os representantes simbólicos da festa, que passam a cumprir agendas ao longo do período.
Nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, o Carnaval avança para o Continente com o Pré-Carnaval, cuja programação detalhada ainda será divulgada pela organização. A proposta é antecipar a folia e ampliar o alcance das atividades para além da área central da cidade.
Já no dia 6 de fevereiro, o Largo da Alfândega volta a ser palco do tradicional Berbigão do Boca, das 12h às 22h, que abre oficialmente o carnaval da cidade. O evento, que mistura música, gastronomia e manifestações culturais, é um dos mais antigos da folia florianopolitana e reúne moradores e visitantes ao longo de todo o dia.
A programação segue no dia 11 de fevereiro com duas atividades no Centro. Às 16h ocorre o Baile dos Idosos, voltado ao público da terceira idade, seguido, às 19h, pelo Concurso de Marchinhas, que valoriza composições autorais e mantém viva uma das expressões mais clássicas do Carnaval brasileiro. Ambos acontecem no Largo da Alfândega.
Na quinta-feira, 12 de fevereiro, às 18h, está previsto o Enterro da Tristeza, ato simbólico e dos mais tradicionais que marca o início oficial da folia de rua e abre espaço para os dias mais intensos do Carnaval.
A partir de 13 de fevereiro, a programação se intensifica. Às 11h, acontece o Marisco da Maria, seguido pelo início do Carnaval Centro Leste, das 14h às 2h. No mesmo dia, a partir das 19h, entram em cena os Blocos Afro, que levam à rua ritmos, cores e referências da cultura afro-brasileira, no entorno da Praça XV. Enquanto isso, na Passarela Nego Quirido, acontece a primeira noite do desfile das escolas de samba.
No sábado, 14 de fevereiro, o destaque é o tradicional Blocos dos Sujos, das 11h às 2h, uma das manifestações mais populares do Carnaval de Florianópolis. O Carnaval Centro Leste segue no mesmo dia, também das 14h às 2h. E na Nego Quirido, hora e vez de mais cinco escolas embalaram o público das arquibancadas e camarotes.
A programação do Carnaval Centro Leste também continua no domingo, segunda e terça-feira, dias 15, 16 e 17 de fevereiro, sempre das 14h às 2h, encerrando o ciclo de eventos de rua e consolidando uma agenda extensa, distribuída e conectada às tradições da Capital.

Leia também:
A caminho da passarela: calendário oficial das escolas de samba de Floripa
Definida a ordem dos desfiles das escolas de samba de Florianópolis
Saiba mais: