Inverno em Floripa: o que fazer, onde ir e como aproveitar a cidade além do verão

O primeiro fim de semana da nova estação mostrou que a cidade tem muito a oferecer para visitante e moradores mesmo nos dias mais frios.

Não é porque o inverno chegou que Florianópolis deixa de ser um destino atraente e desejado. Conhecida nacionalmente pelo movimento intenso durante o verão, a capital catarinense mostra que tem muito a oferecer mesmo nos meses mais frios. O primeiro fim de semana da nova estação refletiu bem essa dualidade: o sábado foi de céu limpo e sol agradável, enquanto o domingo alternou momentos de instabilidade e neblina.

Ainda assim, não foram poucas as publicações nas redes sociais expressando justamente isso: momentos de curtição do friozinho em Floripa com passeios por diferentes pontos da cidade e reforçado pelas atrações juninas e eventos como a Maratona Internacional de Florianópolis, uma das principais provas do calendário de corridas de rua, realizada no domingo.

Mais do que um destino de verão, Florianópolis no inverno revela sua essência: menos correria, mais identidade. Uma cidade que convida a desacelerar, apreciar o entorno e redescobrir seus encantos sob outra luz. Com temperaturas amenas (ainda que o vento suli possa marcar presença eventualmente), menor fluxo de visitantes e cenários naturais igualmente deslumbrantes, o inverno por aqui oferece uma experiência mais introspectiva, voltada ao contato com a natureza, cultura local e gastronomia típica.

Para quem já quer planejar seu próximo final de semana em Floripa, confira a seguir sugestões de programas que combinam bem com o clima da estação:

Inverno em Floripa para turistas e moradores

Cultura, história e tradição

O centro histórico da cidade ganha outra atmosfera nos dias frios. A Ponte Hercílio Luz, ícone da capital, torna-se ainda mais convidativa para caminhadas e fotos ao entardecer. Nos arredores, a Praça XV de Novembro, a Catedral Metropolitana e o Museu Histórico de Santa Catarina — no Palácio Cruz e Sousa — são paradas obrigatórias para quem deseja entender mais sobre a formação cultural e política da região.

Outro ponto de interesse é o Mercado Público, onde além de encontrar produtos frescos, artesanato e música, é possível saborear delícias da cozinha local em ambientes acolhedores. Nas imediações, a Casa da Alfândega abriga o artesanato tradicional da ilha, valorizando saberes e técnicas transmitidos entre gerações.

Também não deixe de curtir o efervescente Centro Leste com atrações pra todos os perfis de público – da tradicional Kibelândia com a combinação do melhor kibe da cidade e do chope gelado, até bares alternativos especializados em drinks e com um “cardápio” musical eclético como o do Bugio Centro. A dica é conferir o movimento das ruas João Pinto, Tiradentes, Victor Meirelles e Nunes Machado, sem esquecer os bares da Avenida Hercílio Luz, que movimentam a região todas noites.

Natureza acessível e trilhas

O inverno é a melhor estação para quem deseja explorar as trilhas da ilha com menos calor e mais conforto. Caminhos como o da Lagoinha do Leste, Morro das Aranhas e Trilha da Feiticeira tornam-se mais agradáveis nessa época, bem como as trilhas para trilheiros iniciantes, em especial os que visitam Floripa pela primeira vez. O Mirante da Lagoa da Conceição, por sua vez, é de fácil acesso e proporciona uma das vistas mais conhecidas de Florianópolis, unindo lagoa, mar e dunas em um único panorama.

Turismo de contemplação em Florianópolis
Vista do Mirante da Lagoa. Foto: Miguel Magno / Divulgação PMF

Outros locais recomendados nesta época do ano são a Beira-Mar Norte, a Beira-Mar Continental, a orla de Coqueiros e Itaguaçu, ideais para caminhadas com a garantia de muitos selfies e recordações. Para passeios, as dicas são o Jardim Botânico, o Parque da Luz e o Parque do Córrego Grande. Uma volta de carro pela região do Campeche, Rio Tavares e Porto da Lagoa também é uma boa dica para conhecer mais a cidade e encontrar opções de almoço e café.

Ixpetáculo da vida marinha

O litoral catarinense é rota da baleia-franca, e entre julho e novembro é possível observar esses gigantes do mar bem próximos da costa. Em 2025, em Florianópolis, elas já deram um show no dia 13 de junho, na praia do Campeche, como registrado pelo fotográfo e filmmaker Rafael Paz. Para quem quer ver o espetáculo in loco, a dica é tentar a sorte no Morro das Pedras e torcer que as condições climáticas possa ajudar a trazer as baleias para a região.

 

Outra dica de atração no inverno de Floripa é acompanhar os lanços de tainha nas praias da cidade. Trata-se de um evento único, tradicional e que se torna uma experiência inesquecível para quem nunca presenciou a pesca artesanal de perto. Mais do que observar, é possível participar e puxar a rede com os pescadores e com a possibilidade de levar uma ou mais tainhas para casa.

Como já contamos aqui no Floripa.com, quem deseja vivenciar de perto (e em bom manezês) o ixpetáculo pesca da tainha pode visitar algumas das principais praias onde a atividade acontece em Florianópolis. São elas:

  • Barra da Lagoa
  • Prainha da Barra
  • Pântano do Sul
  • Campeche
  • Ingleses
  • Lagoinha do Norte
  • Praia Brava
  • Moçambique
  • Santinho
  • Naufragados
  • Praia do Gravatá

Gastronomia e charme do frio à beira-mar

Você pode até lamentar que o frio pode atrapalhar seu mergulho em alguma das praias da cidade, mas não é isso que impede que você escolha uma delas para um passeio, uma caminhada à beira-mar e, principalmente, para curtir o inverno em Floripa degustando os clássicos da gastronomia da Ilha.

Bairros como Santo Antônio de Lisboa, Sambaqui, Ribeirão da Ilha, Campeche e Pântano do Sul ganham um charme extra com o frio. Restaurantes à beira-mar servem pratos à base de frutos do mar, acompanhados de pirão, feijão, ovas de tainha e outras iguarias, além de cachaças produzidas na região e vistas que servem de cenário ou de moldura, conforme a posição da mesa.

Já a Avenida das Rendeiras, na Lagoa da Conceição segue como ponto de encontro ideal para os fins de tarde com muitas opções de bares e restaurantes, a maioria também com a típica gastronomia da Ilha, também para apreciar como aperitivos – opção ideal para quem busca um programa descontraído e aconchegante.

Leia também:

FenaOstra 2025: gastronomia, cultura e economia do mar em Floripa

Dicas práticas para o inverno em Floripa

O clima na cidade nesta época do ano pode variar bastante, com manhãs frias e tardes ensolaradas – e vice-versa. Por isso, recomenda-se vestir-se em camadas, com casacos leves, sapatos confortáveis e acessórios como cachecol e gorro, tanto para as caminhadas quanto para os “rolês” gastronômicos.

Convencido de que o inverno em Floripa também merece sua atenção? Sim? Então prepare seu roteiro e curta o próximo fim de semana.

inverno em floripa
Costa de Dentro, no primeiro sábado do inverno. Foto: Alexandre Gonçalves para o Floripa.com

O que fazer no inverno em Floripa: outras sugestões para curtir a cidade

Acompanhe outras sugestões na seção O que fazer e também não deixe de conferir nossa Agenda de Eventos.

Curtiu? Compartilhe.

Veja também

Pesquisa

Encontre de tudo no floripa.com

a cidade

Recomendações